Quem foi Noé?

Conforme descrito no livro de Gênesis, no Antigo Testamento,  Noé foi uma figura bíblica importante e protagonista no dilúvio mais famoso da história da humanidade. Vejamos mais sobre essa história.

Quem é Noé?

Noé, filho de Lameque, é considerado patriarca do povo Hebreu e de acordo com a bíblia, um homem com retidão e obediente a Deus. Lameque  então profetizou palavras a respeito de Noé conforme Gênesis 5:29:

“A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.”

Escolhido por Deus, Noé era um homem justo e perfeito em suas gerações e andava com Deus. A descendência de Noé são seus 3 filhos: Sem, Cão e Jafé.

Inicio da corrupção geral da humanidade

Na época, a humanidade passou a se multiplicar gerando homens e mulheres na terra, bem como a maldade das pessoas, está mal vista aos olhos de Deus.

Conforme relatos da bíblia, Deus se entristeceu e até mesmo se arrependeu de criar o homem, tendo em vista que os pensamentos e atitudes eram maus. Com isso tomou a decisão de destruir o mundo que havia criado, desde os homens até o animais.

A terra estava totalmente corrompida e a violência tomou conta da humanidade, era chegada o momento marcante da história, o dilúvio.

(Imagem de Edward Hicks via Wikipédia – https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Noahs_Ark.jpg)

Dilúvio

Diante de toda corrupção da humanidade, chegada a hora do dilúvio, Deus anuncia a Noé, Gênesis 6:13-22:

“Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.”

Através dos versículos bíblicos são relatados por Deus todas as instruções de como a arca seria construída e tudo e todos que haviam de estar nela quando o dilúvio chegasse.

“Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.”

E assim, Noé com sua obediência a Deus seguiu todas as instruções e construiu a grande arca, na qual habitou sua família e duas espécies de cada animal, macho e fêmea.

O dilúvio durou 40 dias e 40 noites, e conforme Deus ordenou a Terra foi totalmente destruída. Noé tinha a idade de 600 anos quando o dilúvio ocorreu, na época as pessoas viviam muitos anos, e hoje não chegamos nem perto de tantos anos de idade.

A água prevaleceu sobre a Terra durante 150 dias, e após o tempo programado por Deus a água foi escoando até ficar totalmente seco.

Noé saiu da arca com sua família e foi destinado a dar continuidade da humanidade, Deus ordenou a multiplicação de sua descendência sobre  Terra. Com isso, foi estabelecida a aliança de Deus com o Noé, na qual a Terra nunca mais haveria de ser tomada por águas.

Através dos filhos de Noé a Terra foi novamente povoada, gerando muitos descendentes e constituindo uma nova história na humanidade.

A história de Noé e a arca é uma das mais conhecidas e difundidas na tradição judaico-cristã e é frequentemente referenciada como um símbolo de salvação e renovação.

Leia também: A história de Enoque.

Post Comment