Quem é Alexandre de Moraes?

Alexandre de Moraes é um jurista, advogado e político brasileiro. Nasceu em São Paulo em 1968. Moraes é conhecido principalmente por sua atuação no campo jurídico e político do Brasil, atualmente ocupa o cargo de Ministro do Superior Tribunal Federal (STF).

Moraes, é formação em Direito, tendo se graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e obtido o título de doutor em Direito do Estado pela mesma instituição. Também possui mestrado em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ao longo de sua carreira, Moraes ocupou diversas posições de destaque no governo brasileiro, foi Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Procurador Geral do Município de São Paulo, Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil durante a gestão do presidente Michel Temer.

Além de ter sido indicado para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) por Michel Temer em 2017.

Brasília – O ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, indicado para cargo de ministro do STF, passa por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado Federal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Polarização política sobre Alexandre Moraes

Alexandre de Moraes vem tomando as manchetes brasileiras, devido a diversas decisões polêmicas sobre a situação do país. Com um grande intervencionismo por parte da Suprema Corte, como nunca se viu antes no Brasil. Vem agitando ainda mais a polarização no país, grande parte pelas decisões e intervenções de Moraes e o STF em geral.

A oposição a Moraes esta ligada as suas atitudes e falas sobre a agenda política e condutas vistas como ditatoriais, fazendo perseguição a opositores, silenciando, multando e decretando punições.

Seus apoiadores creem na justiça do STF, tornando legítima a intervenção do supremo em detrimento das omissões do parlamento.  Validão como meio de justificação das omissões.

(foto reprodução)

Alexandre de Moraes x Ellon Musk (X)

Mais recente houve uma polêmica envolvendo o Ministro, devido a declaração do bilionário e dono da rede social X, Ellon Musk, sobre a possível exigência de censura exigida por Moraes.

Leia também Quem é Ellon Musk?

Segundo Musk, Alexandre de Moraes estava determinando o banimento de contas do seu aplicativo por divergências políticas, impondo ao aplicativo que não revelasse o porquê do banimento e bloqueio.

Em umas das declarações Musk: “Por que o parlamento permite a Alexandre o poder de um ditador brutal? Eles foram eleitos, ele não. Jogue-o fora” alegando tentativas de censura da rede social.

Ellon Musk continuou as críticas dizendo “A lei se aplica a todos, inclusive a Alexandre. Ele deveria ser julgado por seus crimes”.

Além disso, Musk teceu críticas a postura de Moraes perante ao caso do Presidente Lula “tirou Lula da prisão”, o que é incorreto, pois o ministro nunca foi relator dos processos penais do petista. Em outro post, em tom jocoso, chamou Moraes de “cadela” do presidente Luís Inácio.

(foto reprodução)

Pontos importantes de Moraes na Suprema Corte

Liberação de investigações

Moraes participou de decisões relacionadas à abertura e condução de inquéritos e investigações criminais, especialmente aquelas envolvendo autoridades políticas e figuras públicas.

Decisões relacionadas à Operação Lava Jato

Como parte do STF, Moraes esteve envolvido em julgamentos e decisões relacionadas à Operação Lava Jato, uma das maiores investigações de corrupção na história do Brasil.

Julgamentos sobre pautas progressistas

Moraes esteve envolvido em casos que dizem respeito a direitos civis e individuais dos cidadãos brasileiros, como direitos LGBT+, direitos das minorias étnicas, entre outros.

 Questões constitucionais e intervencionistas

Como Ministro do STF, Moraes também esteve envolvido em casos que dizem respeito à interpretação e aplicação da Constituição Federal do Brasil, incluindo disputas entre diferentes poderes do Estado e questões de competência constitucional.

Post Comment