Comportamentos obsessivos – Stalking

Uma nova série da Netflix vem sendo bastante comentada, além de ser bastante polêmica, “Bebê Rena” reproduz uma problemática da vida social devido a uma história de perseguição e obsessão com outra pessoa.

(fonte: Netflix)

Breve resumo

A serie retrata um comportamento obsessivo de uma mulher chamada Martha, através de um breve encontro em um bar, o rapaz, personagem principal e protagonista na vida real passa por perseguições em sua vida após um gesto de empatia com a mesma.

O curto contato com Donny, personagem principal, despertou atenção de Martha e a ligou emocionalmente com ele e trouxe prejuízos em sua vida pessoal, a perseguição acontecia em todos âmbitos da vida privada de Donny.

O curioso dessa historia é que se baseia em fatos reais e Donny foi muito permissivo com as perseguições, apesar de ser muito incomodo para ele, acarretando prejuízos no trabalho, vida amorosa e com a família.

A serie relata também abusos sexuais sofridos por Donny, e que em tese justificam alguns comportamentos permissivos dele diante de toda essa situação.

Relação com a vida real

Perseguições na vida real existem, porém poucos conhecidas ou externalizadas. A realidade é que essas situações são escondidas devido a pressão social e ao julgamento do individuo.

Após a serie vim ao ar, algumas pessoas no mundo digital relataram viverem situações parecidas, e muitas puderam até mesmo entender que passaram por uma situação como esta, mesmo que de maneira mais leve. Podemos citar uma personalidade bastante conhecida como Whindersson Nunes, no qual relatou em sua rede social X:

Este relato serviu para um alerta as pessoas que vivem com esse problema em sua vida, e encoraja a denunciar tendo em vista que uma situação como essa pode ser agravar e consequentemente se tornar uma tragédia conhecida.

Ajuda psicológica

A vulnerabilidade emocional traz consequências que podem ferir um individuo em toda a sua vida, através da serie podemos perceber o porque o personagem Donny foi permissivo com os comportamentos compulsivos e obsessivos.

O mesmo sofreu diversos abusos sexuais e as perseguições e ao lhe dar com a vulnerabilidade alheia não soube administrar os sentimentos, e sua vida virou literalmente do avesso.

Levantou questões de identidade, familiares e pessoais, e o interessante é que o mesmo depois de muito vivenciar esses abusos se solidarizou com o agressor e com sua perseguidora.

Houveram muitos questionamentos dos internautas o porque a demora na denuncia e a falta de busca por assistência psicológica, esta  pergunta não iremos responder, porém pessoas que estão passando por situações como está não hesitem em buscar uma ajuda de especialistas para saberem lidar com essas situações.

a busca psicológica é importante, pois nos permite entender melhor a nós mesmos, lidar eficazmente com os desafios da vida, melhorar nossos relacionamentos e promover nosso bem-estar mental e emocional geral.

 

 

 

Post Comment