A nova geração – O desafio do século

Com a o advento da tecnologia e das redes sociais, as interligações sociais e as perspectivas de vida e cultura foram mudadas. A tecnologia tem um papel importante na facilitação da vida das pessoas, hoje temos água potável, comida chegando na sua porta, energia elétrica, internet, água quente e tudo que o progresso tecnológico veio a nos proporcionar. 

A grande questão é, o que mudou culturalmente na sociedade com o “ter” em abundância?

Rede social, um problema familiar

Uma geração vem se formando, e com todas essas recompensas e satisfações ao seu alcance, desconhecem as dificuldades e dos problemas reais de uma sociedade. Esse paralelo entre a informação que a rede social trás e desconhecimento da dificuldade vem levando essa geração a achar que as coisas são fáceis.

A internet e a rede social  têm apresentado um distúrbio social e  degeneração em uma parte dessa geração, que está entrando na fase adulta. O motivo é que as redes sociais mostram um mundo maravilhoso, de belezas exuberantes, enriquecimento rápido, felicidade a todo momento e abundância de recursos e uma verdadeira utopia social.

Isso esta ligado a mudanças culturais entre hábitos familiares, que levam a pais e filhos se comunicarem pouco.

A rotina familiar nunca foi tão acelerada e o tempo livre hoje é utilizado em rede social ou internet, com isso, enfraquece cada vez mais os laços familiares.

A falta de comunicação faz com que muitas vezes uma pessoa tenha mais intimidade com uma pessoa da sua rede social do que com a própria família.

Pilares sociais

Os valores éticos e morais dentro dessa geração estão se perdendo por falta de convívio.

A formação de uma estrutura social sólida se resume em 3 pilares: família, tradição e valores, essa conexão intergeracional vem se perdendo.

As redes sociais são os maiores causadores de distanciamento dos valores, que eram estabelecidos pela conexão do ambiente, com novas formas de pensar que são vistas através de outras realidades que as plataformas sociais apresentam de outras sociedades.

A tradição está sendo esvaída devido a mudança de comportamento cultural, tanto da aceleração do estilo de vida da sociedade, como o pouco tempo de integração entre os pais. Essa mudança de rotina social, faz com que diminuam os relacionamentos entre pais e filhos, tornando todos os ensinamentos de valores e tradições mais distantes de serem passados por essa geração.

Isso é preocupante, por chegarmos a conclusão que uma geração da nossa sociedade vem sendo formada sem uma base estruturada do seu âmbito social pertencente. A quebra desses 3 pilares é correlacionada ao aumento do hedonismo desses tempos.

Geração Hedonista

Vivenciamos um geração que é altamente impactada por dopamina de benesses, tornando-se vazio o sentimento, o desconforto pela dificuldade, a falta de compaixão e  até mesmo desconexão da realidade.

Um fato que ilustra bem esses acontecimentos foi um surto psicótico de uma digital influencer no reality show do BBB.

Leia para saber mais sobre…

Em um mundo com alta demanda de informações, desperta o sentimento da falta de pertencimento. Pode-se levar a destruição de tradições seculares, além de padrões sociais muito importantes para a construção da nossa sociedade. 

Tradições que vem sendo destruídas por informação de outros grupos sociais com diferentes interesses, cultura e propósito.

Será um desafio dessa nova geração lidar com os grandes problemas de identificação, enfrentamento da vida real e dificuldades da vida adulta.

Post Comment