Calor extremo no mundo

Ultimamente estamos vivenciando uma onda de calor extremo em todo mundo, diferente de tudo que já passamos, as altas temperaturas são um sinal de alerta mundial e precisamos nos prevenir e saber driblar tanto calor. Saiba medidas que você poderá tomar para que calor extremo não afete sua saúde.

O que esta acontecendo?

Para os especialistas, a onda de calor que esta atingindo a todos é devido ao  resultado da combinação da influência do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Pacífico Equatorial, e das mudanças climáticas globais.

Só no ano de 2023, atingimos recordes de calor em várias cidades do Brasil, com máximas perto ou acima de 40ºC em vários pontos.

As ondas de calor provocam a retração da umidade, a diminuição da nebulosidade, a intensificação da radiação e a ausência de chuvas. Com isso, os problemas de saúde na população e os registros de ocorrências de incêndios são consequências que vem crescendo devido a esse aumento.

(foto: iStock)

Possíveis sintomas

Expor-se a altas temperaturas por um bastante tempo pode levar ao aparecimento de vários sintomas ao mesmo tempo: cansaço, enjoo, tontura, dor de cabeça, sede excessiva, cãibras, bem como redução do volume da urina, confusão mental, pele quente e seca, insolação.

Se você sentir alguns desses sintomas procure um médico para uma melhor orientação.

Precauções com calor

Devido o  calor excessivo precisamos ligar o alerta e estar preparados para enfrentar da melhor forma sem prejuízos a saúde.

Nosso corpo diante das adversidades climáticas, tende a se proteger e buscar alternativas para sua regulação. Através de receptores térmicos existentes na pele, em órgãos internos, além da medula espinhal, pois possuem terminações nervosas que se comunicam com o cérebro informando as alterações e tentando saná-las de alguma forma.

Existem grupos de pessoas como idosos, crianças, profissionais que se expõe ao sol, obesos, doenças de pele são pessoas consideradas de risco e o cuidado deve ser redobrado.

Um das primeiras medidas preventivas a se tomar é a ingestão hídrica, o consumo da água é primordial na hidratação do corpo. O aumento de líquidos refrescantes de modo geral também ajudam e é uma alternativa, porém não substitua água por estes líquidos.

Roupas leves e frescas também vão te ajudar a enfrentar esse calor, prefira o uso de roupas não muito pesadas ou apertadas.

(foto ilustrativa)

Diferente do que muitos pensam, a ingestão de bebida alcoolica como alternativa de driblar o calor é equivocada, juntamente vem o consumo de comida com sal, por exemplo, pesticos e frituras que aumentam a pressão arterial e podem surgir complicações. O consumo de álcool no organismo provoca intensifica e provoca a desidratação .

Opte por refeições leves e saladas refrescantes. Os alimentos mais saudáveis trarão maior refrescância e uma digestão mais leve.

Em casa, facilite a circulação do ar, caso precise feche cortinas e janelas se expostas ao sol. Abra bem as janelas.

O uso de protetor solar também é um aliado, o indicado é com fatores de proteção acima de 50 fps, pois protegerá sua pele contra os raios solares nocivos, por isso não de usa-los. Combine com barreiras físicas, como óculos, bonés, chapéus.

Caso seja praticante de atividade física, se possível, opte por horários menos quentes, como inicio da manha e final do dia. Geralmente o período da tarde são horários mas quentes. O uso de isotônicos é interessante para repor os nutrientes que são perdidos através do suor.

Leia também: Benefícios dos chás / Cuidados com o carnaval

Existem uma serie de cuidados básicos a se tomar para que consigamos passar por essas onda de calor sem maiores consequências a saúde, compile todas e use a seu favor, seu corpo agradece.

Post Comment