Os Benefícios dos Chás

Você sabe quais os benefícios do chá?

O chá é uma bebida natural, que leva em sua composição basicamente água e folha, fruto, brotos ou outras composições (geralmente folhas em geral). Essa bebida que contém diversos benefícios para a nossa saúde, tem enormes diversidades de sabores e formas de serem preparadas. O chá é difundido no mundo todo e com uma história milenar.

Veremos alguns benefícios que a ingestão dessa bebida proporciona:

O chá por ser um produto natural com uma folha por infusão e base essencialmente de água, é uma bebida altamente benéfica para nossa saúde. A sua ingestão ajuda principalmente na hidratação e se complementa com as propriedades naturais que cada folha do chá proporciona ao nosso corpo.

 Chás mais consumidos no Brasil e as suas propriedades:

Camomila

A Matricaria Recutita, mais conhecida como camomila é um dos chás mais consumidos pelo brasileiro, entre suas propriedades são: calmante, melhora do processo digestivo, regulador de sono, alívio de cólicas e dores abdominais.

Boldo

Com seu nome científico Peumus Boldus, o Boldo é um chá de gosto forte e aparência amarronzada, muito consumido para melhorar o trato intestinal e combater as doenças como gastrite, azia, ajudando no tratamento gastrointestinal em geral.

Hortelã

A hortelã é uma folha muito conhecida e consumida pela população. Com enorme facilidade de ser encontrada em qualquer supermercado local.  O seu chá tem um mentolado levemente picante de aroma agradável. Dentre suas propriedades, o chá de hortelã é ótimo para nossa função cerebral, intestino, e alívio de gripes e resfriados em geral, além de ser um excelente relaxante muscular.

Erva Cidreira

Planta nativa da Europa Mediterrânea, a erva cidreira é pertencente da família da menta/boldo e hortelã. Com aroma próximo ao limão, tem gosto agradável ao paladar. Seu chá é muito utilizado para a prevenção de alterações renais, cólicas e redução de gases. Além da diminuição de dores de cabeça.

Chá Verde

Oriundo da planta Amellia Sinensis, o chá verde tem esse nome, pois a planta não passa por um processo elevado de oxidação para ser utilizado como chá, mantendo sua coloração. Ao fazer a ingestão do chá verde, ele ajuda na memória, colesterol, e também no combate a depressão. Gestantes não podem fazer uso do chá verde.

 Leia também: Benefícios da ingestão do café ; benefícios do Açaí   

Chá Preto

O Chá preto também conhecido como chá vermelho ou do mundo, deriva da mesma planta do chá verde, porém seu processo para se tornar chá é diferente. O chá preto passa por um processo de secagem maior, elevando assim sua oxidação. Com sabor forte e amargo é um chá que divide opiniões no quesito sabor. O consumo do chá preto auxilia no controle da glicemia, que é um antioxidante natural e acelera o metabolismo. O chá preto é muito consumido nos países ocidentais.

(Crédito: Shutterstock)

Preparo do chá

A preparação do chá é bem simples. Em geral os chás são consumidos de forma quente (podem ser gelados também).

Ao esquentar a água em um bule, coloca-se folhas (devidamente preparadas para chá, desidratada) em um copo e despeja-se a água quente, deixando-a em infusão por um período (alguns poucos minutos) de tempo, até a água absorver as propriedades da folha, após isso, coar as folhas e estará pronto para ser consumido!

Chás no Brasil

Apesar da Índia ser o maior consumidor de chá do mundo, o Brasil é o país que mais cresce como consumidor da bebida. Entre 2013 e 2020 seu consumo cresceu quase 25%.

A cada dia mais conquistando o paladar do brasileiro, assim como em qualquer país, a uma enorme predileção por alguns tipos de chás específicos. Entre eles estão o chá de hortelã, camomila, chá verde.

Post Comment