Cultura do cancelamento

A era da tecnologia está se expandindo e com isso as redes sociais aumentam a visibilidade comportamental dos indivíduos, e a partir do momento que você se expressa, poderá alcançar muitas pessoas.

E quando você possui pensamentos contrários ou que desagrade uma gama de pessoas surge o cancelamento, impactando em sua liberdade de expressão em todas as esferas sociais.

Vejamos mais sobre a cultura do cancelamento.

(Ilustração utilizada na seção contos de cancelamento do jornal The New York Times. Crédito: Anthony Freda/Pinterest)

Cultura do cancelamento

Cancelar alguém parece ser uma expressão forte, e de fato é, a partir do momento que essa atitude é propagada gera impactos sociais e pessoais na vida do indivíduo.

A hiperconectividade se tornou uma porta para a imersão do cancelamento público, moldando comportamentos e pensamentos até mesmo off-line.

A cultura do cancelamento consiste na retirada do apoio a indivíduos ou entidades após terem cometido atos considerados moralmente questionáveis, levanta questões profundas sobre liberdade de expressão, justiça social e responsabilidade individual.

Leia também: O que é liberdade de expressão.

A pessoas usam suas vozes e influências para gerarem uma manifestação coletiva em repúdio a determinado comportamento ou fala. Uma grande problemática é a respeito do linchamento público que pode vim ocasionar,  esses cancelamentos muitas vezes podem ser injustos e sem direito a defesa.

É criado também um ambiente de medo, com consequências drásticas as pessoas tanto na  vida pessoal como profissional. Isso inibe em muito na vida, pois as pessoas deixam de se expressar de maneira verdadeira e acabam se anulando fazendo com que suas opiniões sejam igual a da maioria, não porque querem e sim pelo medo da exposição.

Podemos entrar num consenso que toda essa problemática de cancelamento surgiu com a polarização da internet, onde não existem fronteiras e o certo e errado estão em mãos que muitas vezes não são cem por cento corretas.

A ética, o respeito com o próximo e empatia são corrompidos e enviesados nas mão dos canceladores.

Como lidar?

O cancelamento pode ter sérias consequências, porém existem maneiras que podem amenizar as consequências desses cancelamentos e te ajudar a superar.

Uma dessas maneiras é procurar apoio em pessoas de confiança, que vão te ajudar a superar e passar por esse momento turbulento, como amigos, família e profissionais da saúde.

Manter o pensamento positivo também ajudará, dessa forma, foque em suas qualidades. Apesar de cometermos erros ao longo da vida, eles não nos resume, ninguém é cem por cento certo ou errado. Foque em suas qualidade e trabalhe em cima delas.

Se você cometeu um erro, tenha paciência consigo mesmo, felizmente momentos ruins passam e o tempo ajudará as coisas voltarem para seus lugares. Juntamente com isso exerça a autoavaliação, é importante reconhecer qualquer comportamento prejudicial ou inadequado que possa ter contribuído para a situação.

Outro ponto importante é aprender a se perdoar.

Post Comment