Peculiaridades do Japão

Sabemos que o Japão é conhecido por suas características únicas e peculiares do mundo. Um país asiático com diversas peculiaridades que iremos abordar.

1.Gorjeta é mal vista

(foto: reprodução)

Em muitos lugares do mundo dar gorjetas é sinal de gentileza, demonstra o quanto você ficou grato pelo atendimento prestado. Porém, no Japão essa prática poderá ser vista com maus olhos e uma grave falta de educação. isso porque além de não aceitarem dinheiro em mãos, os japoneses não esperam qualquer tipo de gratificação dos clientes.

No Japão os salários dos garçons são altos o suficientes para que não sejam necessários qualquer tipo de ajuda a mais.

2. Taxa de alfabetismo alta

(foto pexels)

A educação no Japão é considerada uma das melhores do mundo e referência no mundo. O índice de analfabetismo é quase zero.

O tempo que cada individuo tem por obrigação de escolaridade é de 9 anos. Seis anos no ensino fundamental e três em escola secundária, apesar do ensino superior não ser obrigatório, muitos entram em faculdades e finalizam o ciclo educacional.

Desde pequena, a criança é ensinada a valorizar a educação e ser disciplinada. Dados informam que 99 por cento das pessoas são alfabetizadas no Japão. A título de comparação, o IBGE estimou em 2018 que no Brasil 11 milhões de pessoas não sabiam ler nem escrever.

3. Escolas não possuem faxineiras

(foto: Marcelo Hide/fotos públicas)

Outro fato interessante é que as escolas japonesas não possuem faxineiras, os próprios alunos que desenvolvem essa tarefa. O intuito dessa prática é fazer com que o alunos aprendam a valorizar e respeitar o ambiente.

O objetivo pedagógico é implantar a responsabilidade e trabalho em equipe. O Japão preza muito pelo respeito e cordialidade com o próximo desde seus antepassados.

4. Relacionamento amoroso com robôs 

(Foto: Reprodução/YouTube)

Apesar de muito estranho, a tecnologia no Japão permite que seja possível namorar robôs. Bem, você não entendeu errado.

Existe uma empresa especialista no ramo que criou robôs com traços femininos, que beija e age como se fosse uma verdadeira namorada.

Os robôs chegaram para ficar e acalentar os mais solitários, podendo até mesmo desfrutar de momentos românticos, passeios a  momentos mais íntimos. Existem relatos até de casamento.

Há quem diga que a tecnologia está ultrapassando os limites ou será que estamos a caminho do futuro?

5. Expectativa de vida alta

(foto pexels)

Os japoneses são conhecidos pela longevidade, o Japão integra a lista de países com maior expectativa de vida do mundo. Inclusive a pessoa mais velha do mundo era japonesa kane Tanaka que morreu com 119 anos.

Leia também: O segredo da longevidade.

Afinal, qual o segredo para viverem tanto? O estilo de vida da maioria dos japoneses contribui e explicam:

A alimentação no país é considerada saudável e muito diversificada. Além disso, o sistema de saúde é bastante eficiente, e com muita tecnologia empregada no ramo da saúde conseguem proporcional o melhor na esfera pública e privada.

Complementando com a educação e cultura do pais, que visam sempre estar proporcionando o melhor para seus moradores.

Post Comment