Mistérios do Egito

O Egito é um país mediterrâneo fascinante, além de possuir diversas historias interessantes e monumentos surpreendentes. Veremos alguns dos mistérios e curiosidades que rodam esta terra.

  Localização

O Egito esta localizado entre o nordeste da África e o sudoeste da Ásia. E seu território abrange a península do Sinai fazendo fronteira com a Faixa de Gaza e Israel.

(imagem reprodução)

Mistérios mais famosos

Pirâmides, em especial as de Gizé

(imagem reprodução)

A beleza geométrica das pirâmides e sua grandeza são curiosidades de muitos, afinal nos antepassados não se tinham a engenharia e aparatos para que monumentos tão altos e tão bem construídos fossem feitos naquela época há 4500 anos.

Nos questionamos como os egípcios levantavam aqueles pesados blocos de pedra que pesavam  toneladas? O monumento possui 137 metros de altura e contou com o trabalho de 100 mil homens ao longo de 20 anos.

Essas curiosidades rondaram arqueólogos e cientistas em busca de respostas. Apesar de muitas teorias sobre como as pirâmides foram construídas, o método exato ainda é um mistério. Existe uma teoria popular que sugerem rampas inclinadas que foram utilizadas para erguer os blocos de pedra até as alturas.

Outra teoria sugere o uso de blocos elevatórios, enquanto algumas propõem métodos mais avançados, como o uso de guindastes primitivos ou até mesmo tecnologia extraterrestre.

O arquiteto Jean-Paul Houdini cogitou que os blocos mais elevados tivessem sido carregados com rampas internas.

Desaparecimento da tumba de Nefertiti

(imagem reprodução)

Até hoje não se sabe muito o que aconteceu com Nefertiti, a rainha era famosa por sua beleza e o que aconteceu com ela após a morte de faraó é uma incógnita e gerou muitas especulações e teorias.

Apesar de muitas teorias a que mais se aproxima de uma possível realidade é que a mesma esta sepultada atras da tumba de Tutancâmon,  que possui outro grande mistério.

Tumba de Tutancâmon

(GRIFFITH INSTITUTE/Arqueólogo britânico Howard Carter e um trabalhador egípcio examinam um caixão feito de ouro maciço dentro da tumba)

A tumba foi explorada em 1992 e deixou arqueólogos intrigados, devido a tumba esta preservada mesmo após longos anos. Sua aparente intocabilidade foi bastante questionada, ao contrário de diversos túmulos que foram saqueados ao longo dos séculos.

Além do mistério que ronda sobre o tumulo foram encontrados objetos preciosos, muitos dos tesouros encontrados no túmulo foram exibidos em museus ao redor do mundo, atraindo milhões de visitantes.

(GRIFFITH INSTITUTE /Harry Burton documentou o conteúdo da tumba de Tutancâmon, incluindo esta caixa branca, que continha camisas de linho, xales e panos de lombo, 18 varas, 69 flechas e uma trombeta)

Mumificações 

(imagem reprodução)

Os egípcios acreditavam na vida após a morte e com isso surgiu a necessidade de preservar o corpo para garantir a continuidade da alma na vida após a morte. A mumificação era uma maneira de proteger o corpo contra a decomposição e prepará-lo para a vida eterna.

Porém existem algumas teorias sobre como as mumificações eram feitas. É de se questionar como antigamente eram tão bem feitas essas mumificações principalmente naquela época.

A técnica de mumificação é considerada avançada comparando com os recursos limitados antigamente, permitindo que os corpos permanecessem  relativamente intactos durante séculos.

A forma e o método pelo qual os órgãos eram retirados sem danificar o corpo ainda são temas de debate entre os arqueólogos.

Leia também: As sete maravilhas do mundo.

Post Comment