Transformação do mercado de trabalho

As mudanças nas dinâmicas de trabalho estão se desenvolvendo e modificando com o passar do tempo, e com isso a transformação do mercado de trabalho está em constante evolução. A tecnologia proporcionou novas ferramentas, especialmente após a pandemia do COVID-19.

Vejamos as mudanças:

1-Trabalho remoto: Umas das consequências da pandemia foi transformar o formato de trabalho, acelerando a adoção do trabalho remoto em muitas organizações. Isso levanta questões sobre como gerenciar equipes remotas de forma eficaz, garantir a segurança cibernética e manter a colaboração e a produtividade.

Muitas empresas tiveram como desafio manter a produtividade em casa, é difícil manter o foco quando você esta em um ambiente onde as relações familiares estão envolvidas.

Vale ressaltar que o implemento do Home office foi um grande ponto positivo para empresa relacionados a custos. Esses custos com transportes, alimentação foram reduzidos ou até mesmo suspenso. Já para o profissional em casa, a flexibilidade de horário e comodidade foram os pontos altos desta modalidade.

2-Flexibilidade no local de trabalho: Muitas empresas estão adotando modelos híbridos de trabalho, onde os funcionários têm a opção de trabalhar em casa ou no escritório. No qual, os colaboradores podem escolher ou deixarem pré determinados os dias da semana que vão estar na empresa ou em casa.

Com esse formato, os colaborados adquirem mais autonomia para montar sua rotina diária. Isso requer que as empresas possuam políticas flexíveis e infraestrutura adequada para apoiar essa abordagem.

3-Tecnologia e ferramentas: O uso de ferramentas de comunicação como videoconferências, aplicativos de mensagens e plataformas de gerenciamento de projetos, tornou-se essencial para equipes remotas. Mais uma vez a tecnologia a favor do colaborador, que através desses recursos podem permanecer com a rotina híbrida de trabalho.

4-Saúde mental e bem-estar: Não podemos deixar de levar em consideração a saúde mental e o bem estar dos colaboradores. O trabalho remoto pode não funcionar para todos, porém existem pessoas que conseguem manter o foco e a produtividade em casa.

As empresas devem buscar maneiras de apoiar seus funcionários nesse aspecto. Caso a empresa possua esse modelo híbrido, deve ser ajustado com o colaborador qual o método que surtirá mais efeito em sua produtividade e em seu bem estar.

5-Cultura organizacional: Via de regra a cultura organizacional de uma empresa é criada no ambiente laboral. Com isso, manter uma cultura viva e valores compartilhados pode ser desafiador com equipes distribuídas.

As empresas devem explorar maneiras de promover a cultura organizacional e o senso de pertencimento entre os funcionários remotos. Isso requer que medidas sejam seguidas, como por exemplo: impor responsabilidades e requerer resultados, cultura do feedback, ter uma comunicação clara com o colaborador, bem como campanhas de incentivo.

6-Mudanças nas instalações físicas: Com mais pessoas trabalhando remotamente, muitas empresas estão reavaliando o espaço de escritório necessário e considerando modelos de escritório compartilhado ou espaços de trabalho flexíveis.

(imagem ilustrativa: home office)

7-Legislação e regulamentação: A empresa deve manter-se atenta as questões legais diante desse novo cenário de trabalho .A transição para o trabalho remoto levanta questões legais e regulatórias, como questões de segurança do trabalho, políticas de privacidade de dados e conformidade com as leis trabalhistas.

De acordo com a Lei 14.442/22, é bem clara ao especificar os direitos e deveres dos trabalhadores no teletrabalho, e esses direitos são estendidos também aos estagiários e aprendizes.

A tendência é a crescente busca por trabalhos híbridos.

Esses são alguns dos aspectos em evolução relacionados às transformações no local de trabalho que estão sendo implantados e mostra o quanto as empresas devem estar com a mente aberta a novas condições de trabalho, focando no que realmente importa, o resultado almejado e o bem estar dos seus colaboradores.

 

Veja também como evitar o estresse no ambiente de trabalho.

 

 

 

Post Comment