Como evitar stress no trabalho

Como evitar stress no trabalho

É muito comum na rotina das pessoas passar o dia no trabalho e ao chegar em casa ainda estar se sentindo estressado, sem energia. Esses sentimentos refletem as situações que foram vivenciadas anteriormente no ambiente laboral, saiba como evitar e melhorar sua saúde em todos aspectos.

Como identificar o stress

O stress é uma condição causada por um conjunto de fatores, sobrecarga de trabalho, preocupações, conflitos com colegas, centralização de atividades, com isso altera o estado emocional causando a liberação de hormônios afetando diversas partes do corpo.

Sintomas como: insônia, batimentos cardíacos acelerados, irritabilidade alta, estafe, problemas intestinais, quedas de cabelos são algumas das consequências ocasionadas pelo stress.

Consequências no trabalho
  • Queda na produtividade laboral
  • Aumento de falhas na rotina de trabalho
  • Clima ruim entre colegas
  • Aumento nos pedidos de demissão
  • Aumento nas demissões
Principal doença ocasionada

Síndrome de Burnout

Os sintomas do burnout são esgotamento físico, emocional e mental, que é ocasionado pela vivencia prolongada com o estresse ocupacional.

Essa síndrome também é conhecida como síndrome do esgotamento profissional, e desenvolvida por muitos profissionais que estão constantemente em situações de pressão e estresse.

Esse distúrbio psíquico é mais propenso a se desenvolver em algumas profissões, com por exemplo, médicos, advogados, policiais, professores, enfermeiros etc.

O burnout pode ocasionar a depressão profunda, por isso é importante o diagnóstico de um médico logo nos primeiros sintomas, para que o tratamento adequado seja realizado.

Como melhorar o stress no ambiente funcional

Diariamente lhe damos com desafios no ambiente de trabalho, a boa noticia é que podemos ter atitudes diárias que podemos minimizar ou até mesmo acabar com esses fatores estressantes.

  •  A primeira dica é saber delegar tarefas, quando possível, seus colegas podem te ajudar.
  • Tenha um ambiente organizado, a organização nas tarefas deixará você mais concentrado e será mais fácil lhe dar com as demandas.
  • Procure ter uma relação saudável com todos do seu ambiente de trabalho, com isso evitará conflitos internos.
  • Transforme fofocas e discussões em produtividade, evite participar dessas conversações que não serão uteis.
  • Se possível, pratique exercícios físicos antes ou após o trabalho, com isso a liberação de hormônios como a dopamina o fará bem.
  • Alimentação equilibrada também contribuirá para que seu dia seja mais produtivo e mais saudável.
  • Aproveite seu intervalo para tirar uns minutos de descanso, não use esse tempo para resolver questões de trabalho.
  •  Defina limites, não leve trabalho para casa.
  • Fazer terapia é uma opção bastante considerável e encorajada em diversas profissões.
  • Aprender a dizer “NÃO”.

(Imagem: ilustrativa)

Entender o processo do stress é importante para compreender como surgiu o problema, quais os sinais que se deve estar atento e como aliviá-lo. Organize melhor o seu tempo e crie novos hábitos para descomprimir da tensão do trabalho.

Pequenas mudanças em sua rotina podem trazer grandes benefícios para a sua saúde, principalmente quando o assunto é deixar o estresse longe do seu dia a dia.

A somatórias de todas essas dicas não excluem o diagnostico através de profissional capacitado para tratar essa síndrome e os sintomas de cansaço extremo no trabalho.

Por fim, uma dica de ouro para qualquer situação: desconecte-se um pouco! Deixe o seu celular um pouco de lado por um período de tempo e faça atividades que vão te trazer alegria, seja em casa, na rua ou com amigos.

Sabemos que o celular é uma ferramenta que nos ajuda em vários aspectos, por exemplo, quando temos compromissos para lembrar ou problemas a resolver, então, os lembretes que colocamos é uma ótima solução. Evite ficar muito tempo conectado, pois você poderá ficar mais estressado.

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