Os benefícios do jejum

O que é o Jejum?

O jejum nada mais é que a prática de se privar intencionalmente de alimentos por um determinado tempo. A prática de jejuar pode ser exercida por absoluta privação de alimentos ou relativa, selecionando alimentos específicos e existem muitos benefícios ao iniciar o jejum.

Quais os benefícios do jejum?

Cada vez mais praticado, o jejum é majoritariamente exercido com a função da perda de peso e da queimar gordura. Além disso, o jejum praticado da forma correta traz consigo impactos positivos na nossa saúde. Além desses benefícios há outros diversos bens a saúde como falaremos abaixo.

Controle e perda de peso: O jejum pode ser uma estratégia eficaz para perda de peso, pois auxilia no déficit calórico. A restrição alimentar que é fornecida pelo jejum, ajuda na redução calórica. Além dessa perda calórica durante os períodos de jejum, o corpo pode utilizar a gordura excedente do nosso corpo para obtenção de energia promovendo o metabolismo da gordura.

Impactando na regulação de indicadores metabólicos, regulando níveis de açúcar no sangue, insulina e de estresse oxidativo.

Sensibilidade melhorada à insulina: Estudos demonstram que ao praticar jejum ocasiona a melhora no aumento da sensibilidade à insulina. Promovendo então melhora na saúde, regulando o nível de açúcar no sangue e diminuindo o risco de algumas doenças como a diabetes tipo 2.

Reparo celular e autofagia: O jejum desencadeia a autofagia, processo de regeneração natural que ocorre em nível celular no corpo fazendo com que células degradadas se regenere e torne-as saudáveis. A autofagia contribuiu diretamente no processo para melhorar da imunidade, saúde em geral e a longevidade.

Saúde do coração e cérebro: Há estudos que relatam como o jejum pode trazer benefícios ao sistema cardiovascular, melhorando os níveis do perfil lipídico (colesterol), melhora da pressão arterial, contribuindo com redução significativa de doenças cardíacas.

Ajuda ainda, a melhorar nossas funções cognitivas diretamente ligadas ao cérebro. O jejum leva ao  aumento da proteína (BDNF), Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro, que tem vital importância na saúde cerebral, ajudando nos efeitos neurológicos.

Redução da inflamação: Jejuar ajuda na redução da inflamação crónica no corpo, que está ligada a várias doenças, incluindo a artrite, e pode contribuir para o bem-estar geral.

O que acontece a partir de 12 horas de Jejum?

Ao jejuar por 12 horas, seu corpo já começa a sofrer algumas alterações ao pico de produção de GH e de testosterona, dois hormônios que são fundamentais para a queima de gordura e para ganho de massa muscular. Ocorre essa maximização desses dois hormônios e você começa a queimar a sua reserva de glicogênio (nosso corpo tem duas reservas).

O primeiro, é a reserva que é o açúcar que fica armazenado no nosso fígado ou nas nossas fibras musculares, que é uma opção de energia mais rápida para o nosso corpo. Então seu corpo utiliza dessa energia primeiro. Nessas 12 horas, começa a queima dessa reserva de açúcar.

Chegada as 16 horas de jejum, grande parte do glicogênio que é aquela primeira fonte de reserva de energia já se exauriu e com isso inicia de forma mais acelerada a segunda, que é a queima de gordura.

(imagem ilustrativa)

A partir de 16 horas usa-se a gordura como fonte de energia para queimar seus estoques, começando também o processo (falado no tópico acima) de autofagia. Que é a morte programada das células velhas, células degradadas e isso é extremamente benéfico à nossa saúde, a troca das células que não estão tão eficientes por células novas e mais eficientes.

Com o jejum de 18 horas, o nosso corpo chegando a quase no fim dos índices de glicogênio, estando quase esgotados, começa então a ocorrer com maior eficiência a queima de gordura. Nessas 18 horas o corpo não está recebendo nutrientes externos, pela falta de absorção de proteínas.

A reação do corpo devido a falta desses nutrientes é a criação de enzimas para a produção dos mesmos. Nesse período um processo de apoptose (suicídio celular), que nada mais é a morte de células. Fazendo com que haja essa reciclagem de células velhas por células novas.

De 18h a 24 horas de jejum praticamente todo estoque de glicogênio está em uso para o corpo continuar operando, então o ápice da queima de gordura é a partir de 24 horas de jejum.

Leia também: Benefícios do café / Benefícios dos chás

Precauções com jejum

Para iniciar o processo do jejum tem que cuidados, existem alguns critérios a serem seguidos para com que jejum se torne benéfico. O acompanhamento de um profissional de saúde antes de iniciar qualquer regime de jejum é um deles.

Diferentes tipos de jejum (jejum intermitente, alimentação com restrição de tempo etc.) podem ser adequados para indivíduos diferentes, e a duração e os métodos devem ser adaptados aos objetivos e necessidades pessoais de saúde. No geral, práticas de jejum responsáveis ​​e informadas podem contribuir potencialmente para melhorar a saúde e o bem-estar.

Post Comment