O poder da música

Uma boa música acalma, diverte e muda até mesmo o humor, existem estudos que demonstram o quanto a música pode ajudar em diversos aspectos. Vejamos o seu poder e benefícios.

O poder da música

A música é algo extraordinário, tanto de quem ouve quanto de quem produz, reproduz. Ela tem o poder de acender emoções profundas, de nos transportar para diferentes lugares e momentos em nossas vidas.

Resgata sentimentos ou alegrias de acordo com o momento de vida do individuo, como também pode trazer sentimentos de tristeza ao lembrarmos de pessoas que já se foram, relacionamentos amorosos e até mesmo de nos conectar uns com os outros de maneiras que ultrapassam as barreiras linguísticas e culturais.

Em tempos difíceis, pode proporcionar conforto e até mesmo uma inspiração para a criatividade, criando uma forma de expressão única para artistas e ouvintes.

Estudos apontam que ouvi-la causam efeitos positivos na saúde mental e física. Mostram ainda que podem reduzir o estresse, aumentar a felicidade e até mesmo melhorar o desempenho cognitivo em algumas situações.

Em variados momentos da vida a música está presente, sejam em cerimônias religiosas, eventos culturais e sociais, reunindo as pessoas e fortalecendo os laços comunitários.

Benefícios da musicalidade 

(foto ilustração)

A música traz muitos benéficos para saúde mental, muitos estudos investigam como a música afeta o humor e o bem-estar mental.

Contribui para baixar os níveis de estresse, ajuda também no combate a ansiedade e depressão, e melhora o humor em dias que estamos bem para baixo, promovendo sentimentos de felicidade e relaxamento.

Na cognição e aprendizado também pode ter um impacto significativo. Pesquisas sugerem que a exposição à música pode melhorar a memória, a atenção e até mesmo o desempenho acadêmico em algumas áreas. 

Existem professores que ensinam através de notas musicais, usando a criatividade para relacionar o assunto a ser fixado com a musicalidade.

Outro grupo de pessoas que se beneficiam são os indivíduos que praticam atividade física. A música pode influenciar o desempenho físico, especialmente durante o exercício.

Ouvir música durante o treino pode aumentar a motivação, reduzir a percepção do esforço e melhorar o desempenho.

Ainda é frequentemente utilizada como uma forma de terapia em diversas áreas, incluindo reabilitação física, saúde mental e cuidados paliativos. A terapia musical pode ajudar no gerenciamento da dor e no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Além de todos os benéficos já citados, a música desempenha um papel importante no âmbito social. É frequente em ambientes sociais, de integração de pessoas a música estar presente.

O gosto musical em comum une pessoas e rende uma boa conversa, bem como ajuda na  formação de identidade cultural, podemos ver como a música promove a coesão social, fortalecer os laços interpessoais e facilitar a comunicação em diversos contextos sociais.

Leia também: Hacks para o sucesso.

Post Comment