Conflitos familiares

O conceito de família pode ser definido por um grupo de pessoas unidas pelo laço sanguíneo, afinidade ou através do casamento, e essa comunidade chamada família traz consigo desafios e conflitos familiares.

Vejamos como lhe dar com essas conflitos de uma forma amigável e amorosa.

Como surgem os conflitos familiares ?

Na infância você é instruído por sua família, normalmente mãe e pai, como agir, como tratar o próximo e manifestações culturais de acordo com o local nascido. O comportamento dos pais nesse momento é crucial, pois esta sendo formado o caráter e a personalidade do individuo.

A partir do comportamento de vida dos pais o adulto passa a viver sua vida e os tem como espelho de suas ações. Ocorre que quando chega na idade adulta, o individuo passa por novas experiências, novos nichos sociais que podem ou não modificar seu comportamento.

Através desse contato com o mundo e a experiência de cada um podem surgir os conflitos familiares, os principais são:

  • Diferenças de opiniões: Família não se resume apenas em pais e mães, a maioria das pessoas possuem outros entes familiares como tios, tias, avós, irmãos e a partir do momento que entra em choque costumes e valores diferente, ocorrem os conflitos. Os principais motivos dos conflitos passeiam por pensamentos políticos diferentes, religiosidade, estilo de vida e educação.
  • Falta de diálogo: A quem diga que o diálogo é a chave para resolução de todos os problemas. Através de uma comunicação ruim ou mal interpretada os conflitos chegam como uma avalanche, dando espaço para interpretações equivocadas e conclusões precipitadas.
  • Questões financeiras: Orçamento familiar é um assunto delicado, e quando este se confunde na relação, esta fadada ao caos. Sejam em relacionamento entre casais, pais e filhos e parentes o dinheiro na maioria das vezes é a maior causa de desequilíbrio das relações. O desequilíbrio de umas das partes afeta a estrutura familiar e torna inevitável o dessabor da relação.
  • Conflitos não resolvidos: Os problemas sempre vão existe na sociedade e no âmbito familiar não é diferente. Os conflitos foram feitos para serem resolvidos e alinhados com os membros da relação, porém a partir do momento que não é resolvido ou mal resolvido, gera insatisfação e rancor entre as partes.

Como melhorar os conflitos familiares ?

O primeiro passo é estar aberto a um diálogo honesto e respeitoso, no qual os membros das famílias estejam confortáveis em expor suas questões diante de cada situação.

A honestidade entre as partes deve prevalecer para que aquele conflito seja solucionado da melhor forma, e ouvir o próximo atentamente ainda é uma grande cartada para o fim do conflito.

O respeito mútuo também é um ato bastante relevante no qual demonstra sua total empatia com o próximo independente da divergência de pensamentos.

Cultivar a compreensão e procurar entender as perspectivas e experiências dos outros membros da família, mesmo quando você discorda delas é outra prática que deve ser aplicada. Isso poderá ajudar a reduzir conflitos e promover uma maior compreensão e conexão entre os membros da família.

O orgulho por muitas vezes podem suprimir os sentimentos mais genuínos de cada individuo, por isso promover o perdão e a reconciliação são peças chaves do convívio. Reconhecer que todos cometem erros é uma atitude nobre e estar aberto ao perdão e à reconciliação é louvável.

Deixe de lado ressentimentos passados ​​e concentre-se em construir relacionamentos positivos no presente e no futuro.

Melhorar os conflitos familiares é um processo recorrente e que exige paciência dos envolvidos, além de comprometimento e esforço de todos os envolvidos para resolverem da melhor forma e de acordo com cada cultura familiar.

Leia também: A nova geração- o desafio do século.

Post Comment