07 dicas para negociar melhor

Por mais que não pareça, estamos presente em um mundo onde as trocas fazem todo nosso sistema econômico fluir. Atualmente, utilizamos a moeda como opção do Estado para essas trocas, tanto de produto quanto de serviços.

No Brasil, a moeda fiduciária é o real brasileiro. É o Real que realiza todo nosso câmbio de trocas de produtos e serviços.

Entender sobre o valor da moeda em relação aos itens e/ou serviços negociados é de grande relevância. Relevância essa, que mostra o quanto de moeda nós devemos pagar por cada item ou serviço.

O mercado tem muitas referências de preço para tudo, mas, há uma margem de negociação que podemos chegar para esses câmbios.

 Portanto, saiba 7 dicas que te ajudarão a intercambiar melhor e ter poder de negociação em todas as circunstâncias.

Não tenha pressa

  • Quando tiver em negociação, não vá direto ao ponto, apenas faça isso se o negociante entrar no assunto. A percepção da pressa pelo negociante gera a impressão de afobação e isso gera desconfiança.
  • A pressa também faz com que o negociante apressado não consiga raciocinar direito na situação, analisando de forma clara os termos e condições do negócio. Isso pode levar o apressado para um mau negócio.
  •  Tenha calma também nas questões de prazo sem pressionar a pessoa com quem você negocia.

Esperar a primeira oferta

  • É consenso em toda literatura de negociação que a primeira oferta sempre sai perdendo. Quem abre a primeira oferta, oferece um leque de informações para o negociante da contraproposta.

Exemplo: Um negociante 1 oferece um produto por um preço X, o negociante 2 quer chegar ao preço Y. Se o negociante 2, após receber a oferta X, pedir algo (claro, dentro da realidade de mercado), abaixo, e que o Y fique na metade da oferta. Há grandes chances dele fechar pelo que gostaria (Y).

  • Em determinadas situações, o negociante oferece até um valor abaixo que você pretendia pagar. Então, esperar a primeira oferta é quase unanimidade para dar vantagem para quem espera.

Conheça seu “adversário” de negócio

  • Saber a respeito de quem você negocia pode ser um trunfo muito importante. Você saber as necessidades, dúvidas e particularidades podem te ajudar na negociação.

Exemplo: Você está vendendo um carro e, conversando com o cliente, você sabe que ele é um pai de família que tem 3 filhos. Isso te dá um trunfo de oferecer um carro que atenda a necessidade dele e da sua família.

  • Converse com o cliente naturalmente, crie vínculos. Pessoas sociáveis e amigáveis conseguem se relacionar melhor e fazer os melhores negócios.

Estratégia vilão e mocinho

  • A estratégia consiste em 2 partes do mesmo interesse, participarem da negociação. Uma das partes sendo o dificultador e a outra pessoa se aproxima de quem está negociando como intuiu de “ajudar” e ser “flexível”. Aparentando estar contra o negociante dificultador.
  • Essa estratégia é muito comum nos meios de comunicação. Você provavelmente já ouviu muito “Deixa eu falar com meu gerente” e logo depois “Lutei com meu gerente, mesmo ele não querendo eu consegui fazer um valor X para você”. Essa é a clara estratégia do mocinho e Vilão.

Faça uma negociação justa

  • Por mais que em uma negociação o interesse das partes é sempre buscar o melhor para si, não seja lesivo com quem você negocia. Por mais que seja vantajoso para você, não é o correto a se fazer.
  • Se você negocia com uma pessoa leiga que não entende sobre valores ou do tipo da negociação, ofereça um valor vantajoso para você, porém, justo.
  • Procure fazer o negociante sentir que o negócio foi bom para ele também. Pode ocorrer que futuramente o cliente saiba que a negociação foi prejudicial, sua imagem será prejudicada e o sentimento que ele terá por você será ruim. Essa dica é extremamente importante para prestador de serviço.

Linguagem verbal

  • Na negociação a linguagem verbal e a sua vestimenta é preponderante. Mostrar entendimento do assunto e estar adequadamente vestido para o encontro de negócio é fundamental.
  • Usar termos técnicos de forma natural (sem arrogância), mostra conhecimento sobre o que você está falando.

 Mostre autoridade

  • A negociação nada mais é que uma conversa com a intenção de convencimento entre as partes para chegar a um denominador comum. Autoridade é fundamental para a validação dos argumentos. A forma de se comportar durante a negociação é relevante para o ganho da confiança da outra parte. A postura firme, serena e tranquila, são características de pessoas que demonstram autoridade.
  • Negociantes que falam alto, interrompe a fala e mostram exaltação, dão sinais de falta de autoridade e, portanto, seus argumentos levam pouca credibilidade.

Leia também: Como melhorar sua comunicação.

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