Como melhorar sua comunicação

A comunicação é a maneira como nós interagimos em sociedade, como nos expressamos, pedimos, recebemos, ajudamos e compartilhamos.

Quando se fala em comunicação quase sempre é associado a comunicação sonora, porém, não é somente essa que abordaremos, falaremos da comunicação visual, comportamental, gestual e também a verbal.

A de se questionar o porquê de não conseguir aquele tão sonhado emprego ou achar que não teve uma performance tão boa em determinado momento de uma reunião. Sabia alguns pontos que te ajudarão a melhorar sua comunicação.

 

(IMAGEM ILUSTRATIVA)

Seja claro e conciso

  • Evite linguagem excessivamente complicada ou jargões que possam confundir seu público. Seja direto e transmita suas ideias de maneira clara e concisa.
  • Saiba entender o ambiente e o nível de abordagem que os receptores da mensagem são acostumados a lidar. Entender o ouvinte é o principal para formular a mensagem de forma clara.

Use linguagem corporal positiva

  • A linguagem corporal pode transmitir tanto quanto suas palavras. Mantenha uma postura aberta e relaxada, faça contato visual e sorria quando apropriado, para transmitir confiança e receptividade.
  • Mantenha originalidade nesse processo, as pessoas sabem quando você age de forma “mecanizada”, seja você mesmo dentro desse aspecto, não tente ser alguém que você não é. A autenticidade é fundamental para construir confiança e estabelecer relacionamentos significativos por meio da comunicação.

Ajuste sua linguagem conforme o público

  • Tente entender as perspectivas dos outros e mostre empatia ao se comunicar. Isso ajuda a criar conexões mais fortes e a evitar mal-entendidos.
  • É importante entender o ambiente, receptor e timming (momento). Filtrar qual timming correto para uma conversa mais séria ou mais descontraída, você conseguira entender esses 3 pontos chaves.
  • Adapte sua comunicação ao seu público-alvo, considerando fatores como idade, cultura, nível de educação e contexto social.

Evite interrupções

  • Deixe as pessoas terminarem de falar antes de responder. Interrupções podem ser vistas como falta de respeito e prejudicar a comunicação eficaz.
  • Além do mais, o interlocutor poderá sair com fama de mal educado e ninguém gosta de conversar com pessoas que interrompem e não dão voz para o outro.

Peça feedback

  • Esteja aberto a críticas construtivas e solicite feedbacks sobre sua comunicação. Isso pode ajudá-lo a identificar áreas para melhoria e aprimorar suas habilidades de comunicação.

Pratique a comunicação não verbal

  • A comunicação visual é um ponto extremamente importante e quase sempre desprezada. Como referido pelo ditado popular que reflete muito na comunicação não verbal, “A primeira impressão é a que fica”.
  • Cuide da sua imagem visual, parece lógico, mas, você tem que se apresentar como você quer ser visto. Estudos indicam que as pessoas que se vestem e se apresentam melhores chegam a ganhar 20% a mais do que as que não se vestem bem
  • Além das palavras, sua expressão facial, gestos e tom de voz, desempenham um papel importante na comunicação. Pratique conscientemente sua comunicação não verbal para transmitir suas mensagens de forma mais eficaz.

Aprimore suas habilidades de feedback

  • Aprenda a dar feedback de forma construtiva e assertiva, focando em comportamentos específicos e oferecendo sugestões para melhoria.
  • Da mesma forma, saiba receber feedback de maneira aberta e não defensiva, utilizando-o como uma oportunidade para crescer e desenvolver suas habilidades de comunicação.

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