Riscos de novas pandemias

Os riscos de surgirem novas pandemias são mais latentes com o passar dos anos. A evolução constante do mundo, apesar de nos contemplar com novidades para nossa realidade, trazem consigo maiores ricos de contaminação. Vejamos alguns motivos.

O que é uma pandemia?

Uma pandemia é caracterizada pela disseminação de uma doença infecciosa, como um vírus, que se espalha facilmente entre as populações humanas, geralmente afetando múltiplos países ou continentes.

Consequências

Pandemias podem causar um grande impacto na saúde pública, na economia e na sociedade em geral, devido ao número de pessoas afetadas e às medidas tomadas para contê-las.

Dispomos atualmente de facilidade de movimentação entre países e com isso a capacidade de infecção de um individuo para outro se torna uma realidade palpável.

Exemplos de pandemias incluem a pandemia de gripe espanhola de 1918, a pandemia de gripe H1N1 de 2009 e a pandemia de COVID-19 que começou em 2019.

Podemos citar de exemplo no momento que vivenciamos a COVID-19, tivemos uma grande escassez de materiais de proteção, como máscaras, álcool em gel.

Consequentemente um fechamento abrupto do comércio, e até mesmo alguns estabelecimentos fecharam de forma definitiva. O capital de giro perde forças e a capacidade de manutenção das famílias são impactadas, fazendo com que as dificuldades afetem suas relações e geram muitas incertezas.

OMS, demonstra preocupação para o surgimento de novas pandemias.

(Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/corona-coronav%C3%ADrus-v%C3%ADrus-covid-19-4959447/)

Iminência de novas pandemias

Apesar de estar ciente da possibilidade de surgirem novas pandemias, não estamos preparados para de fato acontecer.

A probabilidade de surgirem em média e longo prazo é alta. Aqui estão alguns dos principais riscos associados a novas pandemias:

Mutação de vírus: Vírus têm a capacidade de sofrer mutações com o tempo. Se uma mutação ocorrer que permita a um vírus se tornar mais transmissível ou resistente a tratamentos médicos, isso pode levar a uma nova pandemia.

Globalização e viagens internacionais: Com o aumento das viagens internacionais, as doenças podem se espalhar rapidamente de um país para outro. Aeroportos, portos e redes de transporte terrestre facilitam a propagação rápida de doenças.

Resistência aos medicamentos: O uso excessivo e inadequado de antibióticos e outros medicamentos pode levar ao desenvolvimento de resistência a esses tratamentos. Isso pode resultar em doenças infecciosas mais difíceis de tratar, aumentando o risco de uma pandemia.

Desafios na detecção precoce e resposta rápida: Detectar e responder rapidamente a surtos de doenças é fundamental para conter sua propagação. No entanto, infraestruturas de saúde deficientes em certas regiões do mundo podem dificultar a detecção precoce e a implementação de medidas de controle.

Mudanças ambientais: A destruição de habitats naturais, o desmatamento e a urbanização desenfreada podem levar ao aumento do contato entre humanos, animais selvagens e seus patógenos, aumentando o risco de transmissão de doenças zoonóticas.

Esses são apenas alguns dos muitos fatores que contribuem para os riscos de novas pandemias. É crucial que a comunidade global esteja preparada para responder a esses desafios, investindo em vigilância epidemiológica, pesquisa médica, infraestrutura de saúde e cooperação internacional.

 

Leia também: O porque do calor extremo no mundo.

Post Comment