Tudo sobre a creatina

Tudo sobre a creatina

Você sabe para que serve a creatina? Seus benefícios vão além de proporcionar o bom desempenho muscular. Saiba tudo sobre a creatina e entenda quando a suplementação é importante.

O que compõe a creatina?

Sua composição é formada por 3 aminoácidos (L-metionina, L-glicina, L-arginina) produzido pelo nosso próprio corpo e sintetizado principalmente pelo fígado.

 Além disso, pode ser encontrada em alimentos como carne vermelha, peixes e frango, e nos suplementos alimentares. Nosso corpo também produz naturalmente uma média de 1g de creatina por dia, uma quantidade relativamente baixa, com isso não atende às necessidades do corpo, para que ele funcione com todo o seu potencial.

Para que serve a creatina?
Melhora a recuperação muscular

A creatina ajuda na recuperação muscular após a prática de exercícios físicos, que é o fundamental para estimular o crescimento das fibras musculares e prevenir as lesões.

Previne a perda de massa muscular

Sua ingestão ajuda melhorar e prevenir a perda de massa muscular que geralmente acontece após os 50 anos, causando perda da força e do desempenho físico. Com o uso da creatina são obtidos bons resultados e principalmente se existe uma alimentação saudável e a pratica regular de exercícios físicos, como musculação, pilates ou calistenia.

Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito no corpo? 

Essa é uma dúvida muito comum, e a resposta é que sua ação não é de efeito rápido, pelo contrário, seu deve ser contínuo. A dose recomendada nos rótulos são aproximadamente 0,3 g/kg/dia, essa quantidade é a necessária para que q creatina entregue os efeitos desejados. Seus efeitos podem ser observados dentro de em média de 6 a 8 semanas.

Aumento da massa muscular

A creatina além de fornecer energia para os músculos, te proporciona um bom desempenho físico durante os treinos, evitando a fadiga e promove o crescimento das fibras musculares. Com isso, aumenta a massa muscular.

(ALEKSANDER SAKS/UNSPLASH)

Qual melhor horário para tomar creatina?

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é que momento deve ser ingerida. Seria melhor tomar antes ou depois do treino? Já sabemos que seu efeito não é imediato, então o importante é manter o hábito e tomar creatina todos os dias para aumentar os níveis do corpo.

 Uma dica é ingerir o suplemento nas principais refeições, que costumam ter mais carboidrato, que ajuda a levar a creatina para os músculos.

Confira uma lista das melhores creatinas.

Creatina engorda?

A creatina não está associada ao ganho de gordura corporal. E também não possui quantidade de calorias significantes para que haja aumento de peso.

O efeito no corpo causado pela creatina é uma pequena retenção de líquidos captada para dentro das células musculares, melhorando a hidratação da célula, contribuindo com as fibras musculares e favorecendo o ganho de massa muscular.

Quem não treina pode tomar creatina?

Atualmente não existem restrições ao consumo de creatina, devido seus benefícios que são a longo prazo pessoas que não treinam podem fazer o uso. Sabemos que o uso pelos praticantes de atividades físicas os benéficos serão observados com mais facilidade.

A creatina deve ser consumida sempre sob a orientação de um nutricionista, ou médico, que vai avaliar as necessidades nutricionais e o histórico de saúde de cada pessoa. Portanto, até idosos, crianças podem ser consumidores de creatina sem maiores restrições.

Leia também: benefícios do café / benefícios dos chás 

No cérebro, a creatina está associada com a melhor função cognitiva por aumentar a concentração. Estudos demonstraram que o processamento cognitivo prejudicado (seja por privação de sono, seja por envelhecimento) pode melhorar com a suplementação.

Isso porque, além de o cérebro usar a molécula para a energia, apresenta benefícios anti-inflamatórios. Com isso, faz com que a creatina seja uma das principais na pesquisa sobre a prevenção e o tratamento da doença de Alzheimer e outras doenças inflamatórias.

Post Comment