Saiba como diminuir a ansiedade

(Imagem ilustrativa)

Quem nunca se sentiu cansado mesmo tendo uma boa noite de sono ou até mesmo não conseguiu dormir mesmo estando exausto? Isso pode ocorrer por conta da ansiedade. Nada mais é que um estado de inquietação excessiva, agitação e perturbação mental. Saiba como diminuir a ansiedade.

Primeiramente devemos entender alguns sintomas da ansiedade:

  • Falta de relaxamento ou inquietação
  •  Fadiga excessiva a todo momento
  • Falta de foco ou concentração
  •  Pensamentos incontroláveis de preocupação ou em alguma situação específica
  •  Boca seca e falta de ar
  •  Problemas digestivos
  •  Leve taquicardia e dores no peito

(Arte: Bruno Belluomini)

Aqui vão algumas dicas para pessoas ansiosas conseguirem diminuir, controlar ou acabar de vez:

Entenda mais alguns sintomas relacionados.

1 – Entender qual situação te deixa ansioso

As vezes, um problema ou alguma situação específica pode ser a causa de pessoas ansiosas. Procure entender o que te faz se sentir angustiado e analise dentro do contexto do dia-a-dia o que te faz ter esse sentimento. Esse é um passo importante para você conseguir trabalhar a causa real.

Por exemplo: Um vendedor que fica com ansiedade por falar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Enxergando a causa que torna essa pessoa ansiosa, procura-se os meios de combater ou reduzir esse sentimento. Nesse caso do vendedor pode-se usar a meditação, relaxamento, encorajamento, o treinamento e a prática de falar com mais pessoas.

Com isso pode contribuir, diminuir ou  lidar com esse problema  de modo que não mais se sinta ansioso nesse momento específico.  Sabendo a causa da ansiedade poderá tomar medidas para a prevenção ou combate total.

2 – Encare como desafio

Na maioria das vezes o problema da falta de controle da ansiedade é achar que a situação não dá para ser resolvida. O primeiro passo é encarar de frente e colocar o pensamento de ação ao problema (sendo esse a causa da ansiedade), acreditar e buscar conseguir resolvê-lo.

3 – Você não consegue controlar tudo!

O grande problema de pessoas ansiosas é acharem que conseguem controlar tudo a sua volta, e não é assim. Parece ser antagônico com a primeira dica, porém, é justamente complementar. Problemas que não temos controle, devemos deixá-los ir da nossa mente.

Aceitar que de fato não conseguimos ter o controle da situação, e não nos afundarmos em um problema que não vamos conseguir resolver. Isso aumentará nosso stress, ansiedade e não adiantará nada.

4 – Mantenha pensamentos positivos

As vezes sofremos por situações que 90% por cento das vezes nunca irão acontecer, porém continuamos  mentalmente preocupados com um problema fantasioso. Nos Mantermos positivos as vezes é o suficiente para dissipar e conseguir afastar momentos de ansiedade e nervosismo.

5 – Não tenha pensamentos negativos

Da mesma forma que devemos pensar em coisas boas, devemos também nos livrar do oposto. O pensamento negativo é a raiz da ansiedade. “E se não der certo”, “pode acontecer o pior”, “se eu não conseguir”.
Evite sempre dúvidas sobre você e suas capacidades. Parece uma dica simples, porém é extremamente importante para melhora da autoestima e controle da ansiedade.

6 – Afaste-se  de pessoas negativas

Pessoas que só veem problemas ou amizades que não conseguem enxergar nada positivo em você ou nas coisas, são portas para o aumento da ansiedade e até da depressão. Essas são chamadas popularmente de “vampiras energéticas”, fazem com que potencialize dúvidas sobre suas valências, cargas emocionais, e fracassos.

7- Faça atividade física

A atividade física regular é uma  fundamental para o combate da ansiedade, além da liberação da dopamina (que dá sensação de bem-estar). Na prática de exercícios você cria uma rotina saudável, dissipa um pouco do foco dos problemas e tem um tempo no seu dia para distração mental. Além de conhecer pessoas que também estão na mesma frequência e leve.

Diante dessas dicas,  procure ter uma vida mais leve com cobranças moderadas. Não foque em problemas que não podem ser resolvidos, tenha ação para solucionar os que dão.
Busque sempre o lado bom e positivo das coisas, não deixa os pensamentos negativos te dominarem. Se afaste de pessoas que não te apoiam ou te trazem problemas e stress. Sua saúde emocional, mental e física são fundamentais para uma vida prazerosa!

Saiba quais os sintomas de Vanessa Lopes, no BBB24, um dele a ansiedade.

Post Comment