Como prevenir os riscos de câncer

Você sabe como se prevenir contra o câncer? A prevenção do câncer envolve a adoção de um estilo de vida saudável, tanto alimentares, mental, exercícios regulares e a realização de exames de rotina para detecção precoce.

Vamos falar alguns tópicos que vão te ajudar a ter um estilo de vida que ajude a diminuir os riscos da prevenção do câncer.

Alimentação saudável

O consumo de comidas ultra processada como salsicha, salame, presunto, enlatados, refrigerantes, comidas com alta concentração de açucares, fastfood em geral, são alimentados que podem contribuir para maior porcentagem de chances de se adquirir uma doença cancerígena.

(imagem ilustrativa)

 

Consuma uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e alimentos com baixo teor de gordura. Opte por carnes brancas, alimentação balanceada, e ingestão regulares de água.

Atividade física

Você sabia que a prática de atividade física ajuda a diminuir o risco de câncer? Pratique exercícios regularmente, crie rotinas de exercícios e busque uma atividade que te dê prazer em fazê-la. Além da prevenção contra o câncer, a atividade física ajuda a diminuir o risco de diversas outras doenças, como doenças cardiovasculares, diabetes e outros.

(imagem ilustrativa: pessoas correndo)

“Evidências científicas comprovam que a atividade física pode, sim, prevenir o aparecimento de vários tipos de câncer. Desde 2010, revisões de literatura publicadas por pesquisadores do National Cancer Institute, dos EUA; Cancer Epidemiology Health Services Research Group, do Reino Unido; e Regensburg University Medical Center, da Alemanha, entre outras instituições, encontraram relação entre a atividade física e a redução do risco de câncer de endométrio, próstata, rim, pâncreas e bexiga”

Evitar o cigarro (tabagismo) e o consumo excessivo de álcool

O consumo de cigarro aumenta significantemente as chances de contrair um câncer.  Sua composição altamente cancerígena como: Arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, solventes monóxido de carbono (CO2) entre outras. Tanto o fumante ativo quanto o passivo, correm risco inerentes ao mal hábito do fumo.

(imagem ilustrativa)

Assim como o cigarro o consumo excessivo de álcool, está associado ao aumento de risco de contrair câncer.  Caso goste de ingerir bebida alcoólica, tenha moderação no consumo e evite embriagues e regularidade no consumo.

Controle do Estresse

O estresse é considerado o grande mal do século, nunca tivemos tantas pessoas com problemas de estresse do mundo.  Alguns sintomas que demonstram que você está com estresse:  Falta de concentração, inquietação excessiva, mal-estar generalizado; Palpitação; sensação de desgaste físico constante; falta de apetite; aparecimento de problemas de pele; cansaço; gastrite; tontura; sensibilidade emocional, entre outros.

(imagem ilustrativa)

O desgaste emocional e físico causado por estresse aumenta significativamente a chance de aumento para contrair uma doença cancerígena. Crie maneiras para inibir (ou reduzir) o estresse da sua vida.

Outras formas:

 

  • Proteção contra a exposição excessiva ao sol para evitar a chance de câncer de pele;
  • Vacinação em dia, para evitar a contração de vírus que fazem com que aumentem o risco de câncer, como o vírus como o HPV;
  • Realize exames de rotina e rastreamento conforme as diretrizes médicas, como mamografias, endoscopia, colonoscopias, exames de próstata, entre outros;
  • Se houver histórico familiar de câncer, tenha precaução redobrada vá ao seu médico e discuta sobre a possibilidade de testes genéticos ou medidas preventivas adicionais.

Lembre-se de que a prevenção do câncer envolve uma série de fatores, como a regularidade na atividade física, a mudança para uma vida saudável, tanto alimentar como mental. Além disso rotinas médicas preventivas (Consulte sempre um profissional de saúde para orientações específicas com base em seu histórico médico e condições individuais), o não consumo de drogas e a não ingestão excessiva de álcool, são hábitos que tem que ser praticados.  Assim você levará uma vida mais leve e com poucos riscos de adquirir essa doença.

 

CONFIRA OS ESPORTES QUE TE AJUDARÃO A MANTER A SAÚDE EM DIA!

Post Comment