Efeitos colaterais dos esteroides

Aumento de desempenho e ganho de massa muscular são alguns dos efeitos desejados por atletas ou até mesmo iniciantes na prática da musculação através do uso de esteroides, porém o que estar por trás desses benéficos? Vejamos as consequências que poderão trazer para seu corpo e saúde.

O que são esteroides anabolizantes?

Os esteroides anabolizantes, conhecidos popularmente como “bomba” são compostos sintéticos derivados da testosterona, o hormônio sexual masculino.

Os benefícios imediatos mais desejados são aumento de massa muscular e melhorar o desempenho físico. O aumento da força e a potência muscular  permite que os atletas treinem com maior intensidade e por períodos mais longos se tornando um chamariz principalmente por fisiculturistas.

Malefícios dos esteroides anabolizantes em homens e mulheres

(imagem ilustrativa pexels)

Os esteroides anabolizantes podem causar uma serie de efeitos colaterais específicos devido ao desequilíbrio hormonal que provocam. É comumente utilizado por homens e pode causas problemas mais sérios, como redução da produção de esperma, também conhecido por atrofia testicular, o que pode levar à infertilidade.

Outro efeito colateral é a ginecomastia, caracterizada pelo desenvolvimento de tecido mamário nos homens. Parte da testosterona sintética pode ser convertida em estrogênio, o hormônio sexual feminino, causando o crescimento de seios masculinos.

Além disso, muitos homens experimentam calvície precoce, acelerando a perda de cabelo, principalmente em indivíduos predispostos à calvície.

Nas mulheres os efeitos são outros, que não deixam de ser graves. Muitas mulheres quando utilizam acabam por adquirir características que não possuíam antes, como voz mais grossa, aumento de pelos no corpo e aumento do clitóris.

Além de alterações menstruais, como ciclos irregulares ou ausência de menstruação, que podem levar à infertilidade a longo prazo.

Leia também: Saiba os benéficos da creatina.

Efeitos colaterais internos dos esteroides anabolizantes

(imagem ilustrativa pexels)

Um dos efeitos atingem o sistema cardiovascular podendo causar hipertensão arterial (pressão alta), um fator de risco importante para doenças cardíacas e derrames.

O aumento dos os níveis de colesterol no sangue, aumentando o colesterol LDL (mau colesterol) e reduzindo o colesterol HDL (bom colesterol), aumentando o risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Danos hepáticos são comuns, pois o fígado é um dos órgãos mais afetados pelo uso de esteroides anabolizantes. Esses danos podem ser graves e, em casos extremos, levar ao câncer de fígado.

O uso pode desenvolver a dependência psicológica, na qual os usuários sentem uma necessidade compulsiva de continuar usando a substância, apesar dos efeitos colaterais negativos. E caso ocorra a cessação abrupta do uso pode levar a sintomas de abstinência, incluindo depressão, fadiga e perda de apetite.

Mudanças de humor são relatos comuns, podendo após o estado de  euforia ser seguido de irritabilidade, agressividade e depressão.

Esses efeitos psicológicos podem ter consequências devastadoras para a vida social e profissional do indivíduo, levando a comportamentos rudes e até mesmo violentos.

A busca por um físico ideal ou melhoria no desempenho atlético não deve estar em primeiro lugar na escala de prioridade, e sim a saúde. Através de profissionais de saúde você buscar alternativas seguras e legais para alcançar objetivos de condicionamento físico.

A conscientização sobre os perigos dos esteroides anabolizantes é fundamental , existem diversos outros meios de melhorar o desempenho que não sejam através do uso dos anabolizantes.

Post Comment