Tipos de vinho

O vinho é uma das bebidas milenares mais antigas do mundo, apreciada em quase todo mundo. Há relatos que a primeira aparição do vinho foi no antigo testamento por Noé. Hoje é muito popular em todos os continentes, sendo o seu maior produtor a Espanha, seguido da França, China e Itália. Na América do Sul os maiores produtores são a Argentina, Chile e Brasil.

Sendo tão difundido no mundo, o vinho contém muitas variações, formas de produção, tipos de uva e consumo. Saiba tudo sobre os tipos de vinhos e sua forma de fabricação.

Vinhos Tintos

São produzidos a partir de uvas escuras.

Passam por um processo de maceração onde as cascas das uvas permanecem em contato com o mosto durante a fermentação, o que dá a cor e os taninos característicos.

As diferenças entre os vinhos tintos são vastas e podem ser observadas em diversos aspectos, desde a variedade das uvas utilizadas até os métodos de produção e envelhecimento. Aqui estão algumas variedades de uvas:

  • Cabernet Sauvignon

Conhecido por seus taninos robustos e sabores de frutas escuras, como cassis e amora.

Pode apresentar notas de especiarias e ervas, além de uma estrutura complexa e longa capacidade de envelhecimento.

  • Merlot

Geralmente mais suave que o Cabernet Sauvignon, com taninos mais macios e sabores de frutas vermelhas, como cereja e ameixa.

Costuma ser mais acessível e pode ser consumido jovem, embora também existam Merlots de alta qualidade envelhecidos em carvalho. 

  • Pinot Noir

Conhecido por sua delicadeza e complexidade aromática, com notas de frutas vermelhas, como morango e framboesa, além de nuances terrosas e florais.

Os Pinot Noirs de regiões como Borgonha, na França, são altamente valorizados por sua elegância e capacidade de transmitir o terroir.

Vinhos Brancos

Feitos a partir de uvas de polpa clara ou tintas onde a casca é removida antes da fermentação.

Podem variar de secos a doces, e de leves a encorpados. Alguns exemplos de vinhos brancos são, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Grigio.

Vinhos Rosé

São produzidos a partir de uvas escuras, mas com um período de maceração mais curto, resultando em uma cor rosada. Além disso podem ser secos ou doces, e variam de leves a encorpados. Dentre esses elementos o vinho Rosé podem ser Rosé de Provence, White Zinfandel e Sangiovese Rosé.

Vinhos Espumantes

Os vinhos espumantes têm alguns tipos que são: Champagne, Cava, Prosecco e Espumante. A uva passa por uma segunda fermentação na garrafa (método tradicional) ou em um tanque fechado (método Charmat) para criar bolhas de dióxido de carbono.

Vinhos Fortificados

Têm álcool adicionado durante ou após a fermentação, aumentando o teor alcoólico, e como o nome sugere, deixando o vinho mais fortes alcoolicamente e de sabor. Alguns exemplos de Vinho do Porto são: Vinho do Porto, Madeira e Marsala.

Post Comment