Desafios da saúde no Brasil

Enfrentar os desafios da saúde no Brasil exigem esforços coletivos, do governo, da sociedade e dos profissionais da saúde. Consiste em uma união das categorias para que atinjam o bem comum, que é proporcionar uma saúde de qualidade no Brasil.

(foto pexels)

Vejamos quais sãos os principais desafios: 

O acesso aos serviços de saúde ainda é desigual e precário no Brasil, existem diferenças significativas entre regiões urbanas e rurais, e entre populações de baixa renda e aquelas com maior poder aquisitivo.

A equidade no acesso aos serviços de saúde continua sendo um desafio, apesar dos avanços ainda é uma questão a ser enfrentada e gerida com a devida atenção governamental e entender as peculiaridades de cada setor.

O sistema público de saúde brasileiro depende e muito do Sistema Único de Saúde (SUS), financiado por recursos públicos. No entanto, o financiamento do SUS muitas vezes é insuficiente para atender às demandas crescentes por serviços de saúde, resultando em longas filas de espera, falta de medicamentos e infraestrutura precária em muitas unidades de saúde.

Além da sobrecarga de atendimentos em virtude da deficiência de atendimentos, com isso compromete a qualidade do atendimento e causa uma insegurança para os cidadãos.

Algumas localidades do Brasil enfrentam escassez e falta de profissionais de saúde qualificados e infraestrutura inadequada, especialmente em áreas remotas e de difícil acesso. Isso limita e dificulta a entrega de qualidade de atendimento ao cidadão que precisa do serviço de saúde pública.

Outro grande desafio no Brasil são as crises epidemiológicas, incluindo doenças infecciosas como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, além de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e câncer. O enfrentamento dessas doenças requer políticas de saúde pública abrangentes e investimentos em prevenção, diagnóstico e tratamento.

Vivenciamos anos e anos com épocas mais propensas as algumas dessas epidemias e ainda sofremos com o sistema público de saúde, que muitas vezes em vez de se precaver acaba por deixar para tomar as providencias quando acontecem os problemas.

Podemos notar também que o Brasil está passando por um processo de envelhecimento da população, segundo pesquisas, cada vez mais a população está envelhecendo, gerando desafios para o sistema de saúde, como o aumento da demanda por cuidados de saúde geriátrica e o enfrentamento de doenças crônicas associadas ao envelhecimento.

Leia também: O segredo da longevidade.

O Brasil enfrenta também desafios relacionados à má gestão, corrupção e falta de transparência, que  compromete a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde. Essas questões são fundamentais para o bom funcionamento do sistema de saúde e a população deve exigir a transparências na administração dos recursos e acompanhar de perto a gestão afim de requererem seus direitos resguardados.

A população vem enfrentando desafios relacionados à  saúde mental, que é uma área que precisa de um cuidado maior. A falta de acesso a serviços especializados e escassez de profissionais qualificados para lidar com transtornos mentais é evidente, ainda é um desafio tratar da mente humana.

Grande parte da distribuição dos recursos já são para doenças que já existem, deixando os cuidados da mente para segunda opção, ao invés de destinar recursos para prevenção da saúde mental.

Post Comment