Anvisa proíbe a venda de álcool 70%

A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária órgão regulador brasileiro, tem como propósito regular e fiscalizar produtos e serviços que afetam a saúde da população. A ANVISA atua em diversas áreas, incluindo, medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos de limpeza e também produtos para a saúde.

Além disso, a ANVISA também é responsável por autorizar e fiscalizar estabelecimentos e serviços de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e farmácias, visando garantir a qualidade e segurança no atendimento à saúde da população brasileira.

Anvisa proíbe comercialização de álcool 70%

A ANVISA divulgou recentemente que irá restringir a venda de álcool 70% líquido, essa restrição começará a entrar em vigor 30 de abril de 2024.  Fato esse que vem levando a muitos questionamentos a respeito da proibição devido a importância que vem tendo o álcool 70%.

Essa restrição limita a comercialização da substância na forma líquida. O álcool em gel ou de menores concentração serão comercializados*

A importância do álcool 70%

O álcool 70, ou álcool isopropílico a 70%, é um desinfetante amplamente utilizado devido às suas propriedades antimicrobianas. Sua importância reside em sua eficácia na eliminação de microrganismos, incluindo bactérias, vírus e fungos, tornando-o um componente essencial na área da saúde, higiene e limpeza.

É importante notar que durante a pandemia de COVID-19, houve escassez temporária de álcool 70 devido à alta demanda por produtos de limpeza e desinfecção. Isso mostra a relevância e a importância que vem tendo o álcool 70% na vida dos brasileiros.

Assim como na prevenção do COVID-19, o uso adequado do álcool 70 pode ajudar a prevenir a propagação de doenças infecciosas, especialmente em locais de grande circulação de pessoas, como escolas, creches, transportes públicos e escritórios.

É importante ressaltar que o álcool 70 deve ser utilizado conforme as instruções de uso e segurança, evitando-se a ingestão e o contato com os olhos e mucosas. Além disso, o álcool 70 não é eficaz contra todos os tipos de microrganismos, como esporos bacterianos e certos vírus mais resistentes, sendo necessário o uso de outros métodos de desinfecção quando apropriado.

Post Comment