05 Curiosidades sobre a região Nordeste

A região Nordeste é repleta de curiosidades e peculiaridades, uma parte do Brasil que a cultura se difere bastante de outras regiões.

Saiba 5 curiosidades sobre a região Nordeste. 

1 – Melhores praias do Brasil

O Nordeste do Brasil é famoso por suas deslumbrantes praias que atraem turistas de todo o mundo. Aqui estão algumas das principais praias da região, conheça algumas praias mais famosas do Nordeste:

  • A Praia do Porto de Galinhas é conhecida internacionalmente pela sua beleza e piscinas naturais de águas cristalinas, é um destino bastante procurado, ficando localizada no estado de Pernambuco.

(imagem: reprodução)

  • A Praia de Pipa que localizada em Tibau do Sul no Rio Grande do Norte, é conhecida por suas falésias coloridas, águas mornas e boas ondas para a prática de surf, além de uma vibrante vida noturna.

(imagem: reprodução)

  • Na Bahia, a Praia do Forte  fica localizada em Mata de São João,  bem próxima a Salvador, possui areias brancas, coqueirais e é conhecida por ser um local de desova de tartarugas marinhas.

(imagem: reprodução)

  • No Ceará a Praia de Jericoacoara é considerada uma das praias mais bonitas do mundo. Jericoacoara é famosa por suas dunas, lagoas de água doce e atmosfera descontraída.

(imagem: reprodução)

  • Além de Porto de Galinhas em Pernambuco, a Praia dos Carneiros é um local paradisíaco com águas calmas, areias claras e coqueirais, é um local ideal para relaxar e desfrutar da natureza intocada.

(imagem: reprodução)

  • Em Alagoas a Praia do Francês é uma bela praia com águas cristalinas e piscinas naturais, cercada por coqueirais e barracas de praia que servem deliciosos petiscos locais.

(imagem: reprodução)

2 – Clima e vegetação típica

  • Vegetação

A caatinga é o bioma predominante na região, cobrindo grande parte do Nordeste. É uma vegetação adaptada à seca, com plantas resistentes, como cactos, arbustos, espinhosos e árvores de folhas caducas. Além da caatinga o território nordestino conta com a vegetação de Mata Atlântica, Manguezais, Cerrado e Agreste.

  • Clima

A maior parte do Nordeste possui um clima semiárido, com chuvas escassas e irregulares concentradas em poucos meses do ano.

As temperaturas são geralmente altas durante o dia e podem cair à noite.

A seca é uma realidade frequente, e a região é propensa a períodos de estiagem prolongada. Além do Semiárido, o Nordeste é composto com outros tipos de clima, o Tropical Úmido e Tropical de Altitude em locais bem específicos como a Chapada Diamantina na Bahia.

 3 – Excelente Culinária

(imagem: reprodução)

Culinária Nordestina, é uma cozinha rica e diversificada, fortemente influenciada pelas culturas indígenas, africanas e portuguesas.

Aqui estão alguns aspectos e pratos principais da culinária Nordestina:

A mandioca é um alimento básico do Nordeste, utilizada no preparo de farinha, tapioca e diversos pratos como “coxinhas de mandioca” e “farofa” (farinha de mandioca torrada).

A moqueca é altamente apreciada, feita de peixe ou camarão com leite de coco, azeite dendê, pimentão, tomate, cebola e temperos diversos. Muitas vezes é servido com arroz, pirão e farofa.

O acarajé é outra comida nordestina do estado da Bahia. Ela é feita com bolinhos de feijão-fradinho fritos em azeite de dendê.

Geralmente são recheados com camarão, vatapá (pasta picante feita de pão, camarão, leite de coco e temperos) ,caruru (molho feito de quiabo, camarão e amendoim) e pimenta (opcional).

O cuscuz é normalmente feito de fubá e cozido no vapor. Pode ser servido doce ou salgado e costuma ser acompanhado de leite, queijo ou carne.

A tapioca é um ingrediente comum na culinária nordestina. É utilizada na confecção de diversos pratos, inclusive “crepes de tapioca” recheados com recheios doces ou salgados como queijo, coco ou carne.

O mungunzá é uma sobremesa feita com grãos de milho cozidos em leite de coco, açúcar e temperos como canela e cravo.

Veja dicas de como planejar uma viagem.

4 – Pior índice de IDH do Brasil

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um parâmetro que avalia o desenvolvimento humano de uma determinada região, levando em consideração indicadores como educação, saúde e renda. No caso do Nordeste, o IDH varia de estado para estado.

Os estados dos nordestes estão na maioria das vezes nas últimas posições do IDH no Brasil. Isso é um sinal claro como a região ainda é muito precária em diversos setores.

Apesar de ser uma região com ótima culinária e locais belos, a falta de infraestrutura do poder público impera na região.

O estado brasileiro com o menor IDH é o Maranhão, localizado na região Nordeste do Brasil, já nas proximidades da porção norte brasileira.

O Maranhão possui um valor total de IDH de 0,676, seguido de Alagoas também da região nordestina com o IDH de 0,684, conforme dados divulgados pelo Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil (2021). 

5 – Maiores festas regionais

O Nordeste brasileiro é conhecido por suas festas regionais, vibrantes e cheias de tradição, muitas das quais celebram aspectos culturais, religiosos e folclóricos da região.

Aqui estão algumas das festas mais populares do Nordeste:

O Carnaval de Olinda é famoso por suas ladeiras históricas, bonecos gigantes, maracatus, frevos e muita animação. É uma das festas de carnaval mais tradicionais e coloridas do Brasil.

(imagem: reprodução)

Conhecido mundialmente, o Carnaval de Salvador é uma festa de rua épica, com trios elétricos, blocos de carnaval, e muita música, especialmente o axé. Os foliões dançam atrás dos trios elétricos em um dos maiores carnavais de rua do mundo.

(imagem: reprodução)

Celebrada em todo o Nordeste durante o mês de junho, a Festa de São João é uma das festas mais importantes da região. As comemorações incluem danças de quadrilha, fogueiras, comidas típicas como canjica, milho verde, e o tradicional licor de jenipapo.

(imagem: reprodução)

Leia também: Dicas de passeios em Natal/RN.

Post Comment