Dicas de como planejar uma viagem

Dicas de como planejar uma viagem

Planejar uma viagem é sempre ou ao menos deveria ser gratificante, pois é o momento que nos desligamos da rotina em busca de um pouco de sossego.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a planejar uma viagem incrível, com máximo de aproveitamento:

1. Defina seu destino e propósito da viagem: Decida para onde você quer ir e por que você está viajando. Saiba identificar se é  uma viagem apenas de passeio, relaxamento, cultural ou aventura.

2. Verifique seu orçamento e planeje: Determine quanto você está disposto a gastar na viagem, considere custos com passagens, hospedagem, alimentação, translado, atividades, guias, Uber ou taxi.

3. Defina as datas com antecedência para garantir a disponibilidade de passagens, hospedagem e outras atividades que você queira fazer.

4. Reserve passagens e hospedagem: Compare os preços de passagens aéreas, trens, ônibus ou outros meios de transporte, vão te ajudar a ter um planejamento melhor e não ter surpresas desagradáveis, afinal,  o motivo da viagem é justamente relaxar um pouco a mente.  Procure por locais que sejam centrais e facilitem sua locomoção.

5. Lista de itens: Faça uma lista de tudo o que você precisará levar na viagem, como roupas adequadas para o clima ( frio ou calor), higiene pessoal, medicamentos, adaptadores de tomada, algo que seja especifico de cada local, caso precise.

6. Segurança: Verifique se o local que esta indo existe alguma precaução  a ser tomada. Não despreze quaisquer avisos relacionados a saúde ou segurança e tome as precauções necessárias, como vacinas, seguro de viagem e informações sobre cuidados médicos locais.

7. Documentos de viagem: Verifique se você possui todos os documentos necessários, como passaporte, visto, carteira de motorista internacional, seguro de viagem, etc.

8. Itinerário: Planeje seus dias com as atividades que você deseja fazer durante a viagem, mas também deixe espaço para imprevistos, afinal, eles podem acontecer.

9. Procure meios de comunicação: Se você estiver viajando para um país onde não fala o idioma, aprenda algumas frases básicas no idioma local, ou contrate um guia local ou até mesmo recorra a internet para se comunicar melhor durante a viagem.

10. Seguro viagem: Desprezado por muitos, porém,  na maioria das vezes é  importante ter um seguro de viagem para cobrir possíveis emergências médicas, cancelamentos de viagem, perda de bagagem, imprevistos acontecem.

(imagem: ilustrativa)

Dicas extras

Aprender sobre a cultura local  pode te ajudar a sair de quaisquer problemas que possam surgir, pesquisar sobre a cultura e costumes te ajudará a evitar comportamentos considerados  inadequados  de cada região.

Esteja aberto a novas experiências e culturas durante a viagem, e então estará preparado para curtir a extrair da viagem experiências incríveis.

Aplicativos podem te ajudar a se planejar, existem vários nas plataformas onlines, exemplos: Culture a Trip, Visit  a City, Hopper etc.

Fazer reservas de restaurantes e atividades com antecedência é mais uma dica de ouro. Existem destinos que possuem restaurantes e passeios muito populares, e para inclui-los em seu itinerário e não ter dores de cabeça, faça reservas com antecedência para garantir sua disponibilidade e evitar longas filas.

Complete sua leitura: Dicas de passeios em Natal/RN

Já sabemos que planejar uma viagem envolve organização e preparação. Através dessas dicas você estará apto para aproveitar ao máximo sua experiência de viagem. Além disso, estar aberto a novas experiências, se adaptar a imprevistos e manter a segurança em mente são aspectos importantes a serem considerados durante toda a jornada. Com uma boa dose de planejamento organizacional você estará pronto para explorar novos destinos e criar memórias incríveis em suas viagens.

Post Comment