LULA, o presidente mais famoso do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva, popularmente conhecido como Lula, atual presidente do Brasil neste ano de 2024, é muito famoso devido a ter comandado politicamente o Brasil por longos anos entre 2003 e 2011.

Lula teve uma vida na infância bastante humilde, foi metalúrgico, no qual perdeu seu dedo, tornando-se sua marca registrada e sindicalista a época. Atualmente retornou ao cenário politico empossado em 2023 para o seu terceiro mandato.

Seu espirito de liderança sempre se mostrou presente durante sua vida, desde a juventude a vida adulta, daí surgindo seu interesse em representar classes, foi quando em 1957 tornou-se presidente do sindicato de metalúrgicos no ABC paulista, passou a ser uma personalidade influente entre os trabalhadores.

(imagem: Lula)

Carreira política

O inicio de sua carreira política iniciou juntamente com as atividades sindicais que exercia, criando o futuro partido que representasse a classe trabalhadora, objetivando a criação de leis mais benéficas aos trabalhadores, nascendo então o Partido dos Trabalhadores (PT), no ano de 1980.

Algumas de suas candidaturas não tiveram sucesso, foi então que Lula buscou apoios com aliados, para se tornar mais popular no mundo politico almejando seu objetivo maior, ser o Presidente da República.

 

Início de Governo Lulista

Foi então que em 2002, ao se candidatar, venceu em segundo turno na eleição presidencial, momento no qual seu adversário a época Fernando Henrique Cardoso estava passando uma crise governamental.

Iniciando em janeiro de 2003, eleito, seus primeiros feitos foram reduzir gastos com econômicos, que foram vistos com bons olhos por seus eleitores, trazendo benefícios para a economia brasileira.

Com grande aceitação popular, conseguiu em 2006 ser reeleito. Diferente do primeiro mandato, neste ano, houve grande escândalo de corrupção envolvendo seu partido (PT), nomeado como mensalão, no qual membros do PT estavam comprando parlamentares por meio de caixa dois, com o objetivo da garantir o apoio desses parlamentares aos projetos do PT no Legislativo.

 

 

(Foto: Suamy Beydoun/Agif)

O escândalo da Corrupção

As denuncias foram surgindo e as investigações se iniciaram através da popularmente conhecida como Operação Lava- Jato, Lula foi acusado de diversos crimes, dentre eles: corrupção passiva, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

Lula foi julgado perante o juiz Sérgio Moro, que o condenou a nove anos e seis meses pelo caso de corrupção que envolvia um triplex em Guarujá. Posteriormente, a pena foi aumentada para 12 anos e um mês.

Na data de 7 de abril de 2018, Lula foi preso e permaneceu em regime fechado por 580 dias.

Após grande polemica envolvendo as investigações, em abril de 2021, o Supremo Tribunal Federal anulou sua condenação sentenciada pelo juiz Sérgio Moro. O STF entendeu que Moro havia sido parcial no julgamento em questão e foi considerado incompetente para julgar o caso.

(imagem ilustrativa: Lula e Jair Bolsonaro)

 

O Retorno

Com a anulação da condenação, Lula em 2022 se candidatou a presidência, novamente pelo partido do PT e se aliou a Geraldo Alckmin para se ele fosse seu vice-presidente, o que de fato ocorreu.

Devido a  grande rivalidade com o atual presidente na época, Jair Bolsonaro, conseguiu se aliar com o eleitorado do centro e centro-direita, também rivais, e se candidatou mais uma vez para representar o Brasil.

Por possuir grande popularidade, desde os primórdios, conseguiu alcançar números expressivos de votação e venceu em segundo turno com 50,90% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro, presidente e candidato pelo Partido Liberal (PL), obteve 49,10%.

 Seu retorno foi marcado por grandes manifestações, como a invasão ao Palácio do Planalto, STF e o Congresso Nacional, na qual manifestantes insatisfeitos destruíram salas, ambientes e demais acomodações destes locais por não aceitarem a candidatura de Lula.

Diante de todos esses acontecimentos, Lula ganhou muita notoriedade e força politica e sua popularidade se mantém.

 

Leia também: Quem é Donald Trump?

Post Comment