Tudo sobre Machu Picchu

É um dos sítios arqueológicos mais famosos e visitados do mundo, além de ser considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo. Vejamos alguns aspectos importantes sobre Machu Picchu.

Localização

Machu Picchu esta localizado nas costas orientais dos Andes, mas precisamente, na região de Cusco, no Peru. É uma cidade rodeada de altas montanhas e com um visual deslumbrante.

História 

Machu Picchu é considerado um grande centro religioso no império Inca, construída no século XV. Tem o titulo de cidade perdida nos Incas, e atualmente se tornou um dos destinos turísticos mais visitados e procurados do mundo.

Em sua história existem relatos de abandono do local pelos incas, possivelmente devido a  conquista espanhola na época, e somente foi redescoberta no inicio do século XX.

Essa redescoberta foi feita pelo explorador Hiram Bingham, sendo um grande divulgador de Machu Picchu.

Vale ressaltar que toda a cidade foi feita em pedras, uma se encaixando com as outras se tornando impenetráveis, mesmo sem o uso de materiais que auxiliam para tal firmação das estruturas, o que deixa muitos estudiosos e populares intrigados.

(imagem ilustrativa)

Turismo

Recebendo milhares de visitantes durante todo o ano, é um destino turístico muito popular. Além de seu visual encantador tem muita história por trás, muitas dessas somente guias locais saberão passar com tanta presteza e riqueza de informações.

A forma mais fácil de chegar é através de trem, porém existem outras formas. O caminho até chegar em Machu Picchu é regado de aventura, amante de trilhas podem percorrer o caminho através da Trilha Inca.

São no mínimo, 42 km percorridos em quatro dias de  trilha. A vantagem de seguir pela trilha é poder conhecer outros sítios arqueológicos no caminho e ver paisagens muito bonitas. Para chegar pela trilha, é necessário fazer reserva antecipada e estar acompanhado de um guia.

Preservação

Restrições de acesso

 Com objetivo de proteger as estruturas e minimizar o impacto humano devido as grandes quantidade de visitas, há um limite no número de visitantes diários permitidos em Machu Picchu. Além disso, certas áreas podem ser restritas para evitar danos adicionais.

Monitoramento Arqueológico

Equipes especializadas de arqueólogos acompanham assiduamente o estado das estruturas e buscam implementar medidas de conservação quando necessário.

Educação e Conscientização

Programas educacionais são implementados para conscientizar os visitantes sobre a importância da preservação de Machu Picchu. Isso inclui informações sobre como agir de forma responsável durante a visita e a importância de respeitar as regras estabelecidas.

Controle Ambiental

Medidas são tomadas para proteger o ambiente ao redor de Machu Picchu, incluindo a preservação da vegetação e a gestão adequada dos resíduos produzidos pelos visitantes.

Pesquisa e Tecnologia

Avanços tecnológicos, como sistemas de monitoramento remoto e técnicas de conservação mais avançadas, são utilizados para ajudar na preservação a longo prazo de Machu Picchu.

Cooperação Internacional

O Peru trabalha em conjunto com organizações internacionais, como a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), para garantir a preservação adequada de Machu Picchu e para compartilhar melhores práticas de conservação com outros sítios arqueológicos ao redor do mundo.

 

Leia também: Dicas de como planejar uma viagem.

Post Comment