6 dicas de como vencer a procrastinação

Procrastinação

A procrastinação é o ato de postergar alguma tarefa ou responsabilidade, muitos de nós acabamos substituindo essas atividades por tarefas mais prazerosas e que não exige tanto esforço.

Apesar de ser um comportamento comum entre as pessoas, podem trazer consequências inconvenientes, como estresse, ansiedade, baixa produtividade e atrasos no cumprimento de objetivos.

Fatores que levam a procrastinar

A falta de motivação, medo do fracasso, perfeccionismo excessivo ou falta de gerenciamento do tempo são os principais motivos de procrastinar.

Porém, existem movimentações e técnicas que podem te ajudar a superar e melhorar sua eficiência e bem-estar geral.

Aqui estão 6 dicas que podem ajudar a superar a procrastinação:

  1. Definir metas: Estabelecer metas claras e objetivas são fundamentais, outra dica é dividir essas tarefas em menores e concluir uma a uma. Isso pode tornar as tarefas mais fáceis de serem realizadas.
  2. Crie um plano de ação: Desenvolva uma lista de etapas específicas que você precisa seguir, e siga cada etapa uma de cada vez, pois assim você conseguirá cumprir de forma integral todas.
  3. Saiba gerir o tempo: Estabeleça onde você irá trabalhar por períodos curtos e esteja com tempo definido para realizar as atividades, e coloque pequenos intervalos de descanso.
  4. Elimine distrações: Identifique e minimize as distrações ao seu redor. Isso pode incluir desligar as notificações do telefone, trabalhar em um ambiente silencioso ou usar aplicativos de bloqueio de sites não relacionados ao trabalho. O uso das redes sociais são sugadores de tempo, e quando você se da conta já passou varias horas e não cumpriu seus compromissos.
  5. Tenha autodisciplina: Exercite seu cérebro para firmar o comprometimento de suas tarefas, mesmo quando não sentir vontade. Isso pode gerar a necessidade de estabelecer recompensas para si mesmo, após completar uma tarefa.
  6. Visualize os benefícios: Imagine como você se sentirá após completar uma tarefa. Visualizar os benefícios pode fornecer motivação adicional para começar.

(imagem ilustrativa)

Nem sempre será fácil dar o primeiro passo, dessa forma compartilhe seus objetivos com amigos, familiares ou colegas de trabalho, eles podem te dar um incentivo a mais e a força que precisa para iniciar uma tarefa. Esse sistema de apoio pode ajudar a mantê-lo responsável e motivado.

Portanto, saiba reconhecer e comemore seus sucessos, mesmo que sejam pequenos. Isso pode ajudar a reforçar o comportamento positivo e incentivá-lo a continuar progredindo.

Experimente colocar todas essas dicas em pratica, um passo de cada vez fará com que você consiga vencer de forma gradual a procrastinação. Então, seja paciente e não se desgaste emocional se não conseguir, tente de novo, quantas vezes for necessário.

leia também: 8 dicas de manter a saúde mental.

Post Comment