8 Formas de manter a saúde mental

A saúde mental é uma pauta relevante que influencia diretamente no bem estar do indivíduo. Na busca do equilíbrio existem algumas praticas que exercidas podem melhorar, porém não dispensa ajuda de profissional habilitado.

Vejamos algumas atitudes que podem melhorar o bem estar físico e mental.

  1. Autocuidado: Reservar um tempo para cuidar de si mesmo todos os dias faz total diferença. Isso inclui atividades como exercícios físicos, meditação, leitura de um livro, ou qualquer outra atividade que o faça sentir-se bem.
  2. Estabeleça limites: Definir limites em seus relacionamentos pessoais e profissionais é necessário. Muitas vezes, é difícil exercer o “NÃO”, principalmente de pessoas próximas. Por isso, respeite seus próprios limites e os dos outros.
  3. Manutenção da rotina: Ter uma rotina diária pode ajudar a criar uma sensação de estrutura e estabilidade em sua vida. Quando não se tem uma rotina, pode surgir a sensação de desordem e bagunçar o mental. Isso pode incluir horários regulares para dormir, comer e realizar atividades.
  4. Relacionamentos saudáveis: Cultivar relacionamentos saudáveis com amigos, familiares e colegas é de grande valia, essa conexão social é fundamental para a saúde mental.
  5. Busque apoio: Não hesite em procurar ajuda de um profissional de saúde mental se estiver enfrentando dificuldades. Terapia, aconselhamento e grupos de apoio podem ser recursos valiosos. Não se sinta envergonhado ou inferior por buscar ajuda.
  6. Mantenha-se ativo: O exercício físico regular não apenas beneficia o corpo, mas também tem um impacto positivo na saúde mental, ajudando a reduzir a ansiedade e a depressão. Alguns exemplos de exercícios são: musculação, yoga, natação, corrida, etc.
  7. Equilibre trabalho e vida pessoal: Faça esforços para equilibrar suas responsabilidades profissionais e pessoais. Ao chegar em casa, reserve seu tempo para tempo para atividades que lhe tragam bem estar e relaxamento.
  8. Esteja consciente das suas emoções: Permita-se sentir e expressar suas emoções de maneira saudável e construtiva.

(Imagem: Freepik)

                                                                                                                                                                    

Lembrando que cada pessoa é única, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. É interessante experimentar diferentes estratégias e encontrar o que funciona melhor para você na manutenção de sua própria saúde mental.

Leia também: Saiba como diminuir a ansiedade.

Dicas extras para contribuir mais com sua compreensão da saúde mental, afinal, vivenciar o mundo contemporâneo traz muitos desafios, é sempre bom estar com o máximo de opções para colocar em pratica.

Definir metas reais e alcançáveis para si mesmo, estimulam a mente e a sensação de produzir. Estabeleça metas de curto e longo prazo, garantindo que sejam de fato realizadas.

Pratique a resiliência, desse modo você conseguira enfrentar desafios que fazem parte da vida. Desenvolva habilidades de resiliência para lidar com adversidades e superar obstáculos.

Limitar o tempo gasto em dispositivos eletrônicos e mídias sociais é essencial, pois o uso excessivo pode impactar negativamente a saúde mental.

Mais informações, acesse o Ministério da saúde.

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