5 pontos positivos e negativos da cerveja

A cerveja é uma bebida alcoólica popular no Brasil, ela pode ter vários efeitos no organismo, tanto positivos quanto negativos. Porém a ingestão dessa bebida deve ser feita com responsabilidade. Se você tiver preocupações sobre seu consumo de álcool ou estiver experimentando problemas relacionados, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde.

Vejamos os 5 pontos positivos e 5 pontos negativos dos efeitos da cerveja.

Efeitos Positivos

1. O álcool presente na cerveja é um depressor do sistema nervoso central, o que pode levar a uma sensação de relaxamento e diminuição do estresse. O álcool em si, faz com que nosso organismo tenha uma pausa do estresse diário, principalmente no mundo atual, onde as pessoas andam sempre corridas com a rotina acelerada e quase a todo momento recebendo cargas emocionais.

2. A cerveja é frequentemente consumida em ambientes com muitas pessoas, e favorece interações sociais e pode melhorar o humor. Essa interação social é um gera grandes oportunidades de conhecer novas pessoas, e faz parte da rotina do brasileiro socializar, estar em um ambiente movimentado e tomar uma cerveja.

Pode ajudar a fazer amizades e aumentar o ciclo social em geral. O ser humano foi criado para se relacionar, e essa sensação de ser aceito e  se fazer pertencente a um grupo trás grande benefícios para a pessoa.

(imagem ilustrativa)

3. A cerveja oferece uma variedade de sabores e aromas, dependendo do tipo e estilo, proporcionando uma experiência sensorial agradável. Por ter diversas opções, a cerveja cria experiências tanto no paladar, aroma e experiência de vivência do ambiente propriamente.

Grande parte da população tem prazer em experimentar a diversidade de cervejas fabricadas. As tais cervejas artesanais, que caíram na graça do brasileiro e hoje podemos considerar uma experiência gastronômica.

4.  Há alguns estudos que associam o consumo de lúpulo (Ingrediente que faz parte da composição de boa parte das cervejas) com a diminuição do  riscos de câncer de próstata.

5. Um estudo Japonês mostrou que o consumo de lúpulo (presente na cerveja), diminui o risco de resfriado.

Conforme afirma o estudo: “O estudo foi financiado pela Sapporo Breweries, que revelou que a humulona (substância presente no lúpulo) foi capaz de interromper os efeitos do vírus sincicial respiratório (RS).”

Ainda conforme o estudo, Jun Fuchimoto, pesquisador da empresa, disse: “O vírus RS pode causar pneumonia grave e dificuldades respiratórias em bebês e crianças pequenas, mas não há vacinação disponível no momento para contê-lo”.”

Em síntese o estudo mostra que o consumo de cerveja (com a presença de lúpulo), ajuda na diminuição do risco do resfriado.

Efeitos Negativos

1. O álcool pode causar efeitos negativos como a diminuição da coordenação motora, fazendo com que gradativamente haja um risco de perder a eficiência da capacidade física do consumidor.

Além disso, sob o efeito do álcool, poderão surgir dificuldades de concentração e julgamento comprometido.

2. O consumo da cerveja contribui para o ganho de peso se consumida em excesso. A cerveja em si é altamente calórica e muita das vezes é consumida em elevadas doses, fazendo com que haja uma taxa alta de ingestão calórica, contribuindo  muito no ganho de peso.

O consumo da cerveja é muita das vezes associada a esse problema. Nutricionistas alegam que muitos dos pacientes não conseguem ter uma vida saudável, devido ao elevado consumo de álcool.

3. O álcool é um diurético poderoso, o que pode levar à desidratação, se consumido em quantidades significativas.

Além disso, a ingestão de álcool baixa o desejo do consumo de água, com a falsa impressão de estar se hidratando. E isso é extremamente danoso para o nosso corpo.

Existem consequências gravíssimas para o nosso corpo caso haja a desidratação severa, como: queda de pressão arterial, dor de cabeça, tontura, e em casos mais graves pode levar a convulsões, desmaio e até a morte.

4. O consumo excessivo de álcool está associado a vários problemas de saúde, como doenças hepáticas, cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Algumas áreas do corpo que podem ser afetadas :

Cérebro – Por afetar o Sistema Nervoso Central.

Coração – O álcool acelera os batimentos cardíacos.

Estômago – Pode causar gastrite.

Fígado –Pode desenvolver quadro de cirrose, hepatite alcoólica e inflamação crônica.

Rins – O álcool pode sobrecarregar os rins, comprometendo a eficiência da filtragem, principal função desse órgão.

5. O abuso frequente de álcool pode levar ao desenvolvimento de dependência alcoólica, uma condição séria que requer intervenção médica.

(imagem: iStock)

Muitas famílias hoje passam por grandes problemas relacionado ao abuso de álcool. Famílias são destruídas por causa de familiares viciados.

O fato da cerveja ser uma bebida lícita, há pouca energia do poder público para intervir nesses casos de doença, devido ao uso excessivo. Por mais que seja uma substância legal ao olhos da lei, devemos ter vigilância e se conscientizar que o álcool também é uma droga.

Veja também os benefícios de se hidratar.

Post Comment