Tipos de Sushis

(imagem: ilustrativa)

Você conhece os tipos de Sushi?

O Sushi é uma comida típica da culinária japonesa, é caracterizado pela fusão de arroz de sushi, peixe cru ou frutos do mar, vegetais e algas.

Sushi no Brasil

A culinária japonesa chegou ao Brasil e logo entrou para o gosto dos brasileiros. Além de se aperfeiçoar com a culinária japonesa, o brasileiro introduziu sua criatividade no prato japonês, fazendo com que houvesse bastante diversidades de preparações alterando um pouco esse prato tradicional.

Os japoneses dão muita importância à apresentação visual da comida, refletindo a estética e o cuidado na preparação. São muito zelosos em todas as etapas da preparação do alimento, desde a qualidade do material, até a confecção.

São metódicos em relação ao alimento e seu preparo, e com isso conseguem entregar um alimento de altíssima qualidade. Em suma, a culinária japonesa é uma celebração da simplicidade, frescor e equilíbrio de sabores, proporcionando uma experiência gastronômica única e deliciosa.

Nós Brasileiro temos culturas diferentes, porém adaptamos o nosso paladar ao prato japonês. Com uso de alguns ingredientes diferentes, demos uma nova repaginação nos sushi e sashimis, criando um prato bastante desejado por uns e não apreciados por outros (principalmente japoneses).

Veremos um pouco sobre os tipos de sushis, sashimis e as diferenças entres o “Sushi Japonês” e o “Sushi brasileiro”.

Diferenças entre o Sushi Japonês e o “brasileiro”

O brasileiro incrementou alguns tipos de sushi com recheio de creme cheese, que não é utilizado no sushi tradicional. Alguns sushis tradicionais no Japão é utilizado a maionese. Alguns japoneses já experimentaram o cream cheese e não é agradável ao paladar do deles em geral.

O brasileiro também inventou o sushi doce, muitos com recheios de banana e Nutella.

Outro Sushi incomum do brasileiro é a fusão com frutas, como manga e abacate.

O Sushi japonês usa mais variedades de peixes e frutos do mar, até usam ouriços em seus cardápios. Já o brasileiro, se atém a salmão, atum e alguns peixes brancos.

Salmão x Atum

No Japão o salmão é considerado peixe de segunda qualidade e a preferencia é o atum, diferentemente do brasil que a maioria dos combos são de salmão ou camarão.

(imagem: ilustrativa)

 

Tipos de Sushi

Maki

Rolos de arroz e ingredientes variados, envoltos em algas nori.

Nigiri

Pequenas bolas de arroz pressionadas manualmente e cobertas com fatias de peixe, frutos do mar. Pode ser servido com uma pequena quantidade de wasabi entre o arroz e o peixe.

Sashimi

Fatias finas de peixe cru, geralmente servidas sem arroz. São acompanhadas de molho de soja, wasabi.

Maki

Rolos de sushi que envolvem arroz e ingredientes em uma folha de alga nori. Podem ser cortados em pedaços menores. Algumas variações incluem:

Uramaki – Arroz no lado externo, com alga no interior.

Hosomaki – Rolo fino de arroz envolto por alga e recheio.

Futomaki – Rolo mais grosso com vários ingredientes.

Temaki

Cone de alga nori recheado com arroz, peixe, vegetais e outros ingredientes. Geralmente é consumido com as mãos. No Brasil alguns são grelhados ou maçaricos para gratinar levemente a proteína.

Gunkan

Pequenos “barquinhos” de arroz envolvidos por uma faixa de alga nori e geralmente cobertos com ingredientes como ovas de peixe, ouriço-do-mar ou outros frutos do mar.

Chirashi

Uma tigela de arroz coberta com uma variedade de sashimi, vegetais e outros ingredientes.

 Inari

Bolsas de tofu recheadas com arroz de sushi. Podem conter também outros recheios.

Aburi

Nigiri ou outros tipos de sushi em que o peixe na parte superior é levemente grelhado ou tostado. Isso adiciona uma textura e sabor únicos ao sushi.

Veja algumas receitas de sushis.

Complete sua leitura: O segredo da longevidade.

Post Comment