Automação e Inteligência Artificial (IA)

A automação e o uso de inteligência artificial estão se desenvolvendo de forma exponencial com o passar do tempo. A cada ano vão surgindo novas tecnologias, e estão aos poucos sendo introduzidas em nossa rotina do dia-a-dia. Vejamos os impactos e as benesses dessa evolução.

O que é automação?

Quando falamos em automação, logo vem a nossa cabeça a substituição de pessoas, e de fato é, aos poucos alguns setores estão substituindo a mão de obra humana. A automação tem como objetivo a redução de trabalho humano e introdução de tecnologias para produção de equipamentos e serviços.

(imagem: ilustrativa)

O que é inteligência artificial?

Sua principal característica é reproduzir comportamentos humanos, sejam de tarefas simples a mais complexas. Esses comportamentos são definidos com base em padrões aprendidos. A IA, assim popularmente apelidada, deixou de ser algo futurista e está sendo uma ferramenta bastante usada em todo mundo.

Automação e IA (Inteligência Artificial) são duas áreas que se encaixam e que estão transformando significativamente diversos setores da sociedade e da indústria.

Vejamos essa relação,

  1. Automação com IA: A IA está sendo amplamente utilizada para automatizar processos em diversas áreas, atendimento ao cliente e muito mais. Através das técnicas de processamento de linguagem natural são introduzidos nas empresas com intuito de automatizar tarefas repetitivas e rotineiras, fazendo com que as organizações aumentem a eficiência e reduzam os custos operacionais.
  2. Robótica: A IA desempenha um papel importante, permitindo que os robôs realizem tarefas cada vez mais complexas e adaptem seu comportamento ao ambiente em tempo real. Isso é especialmente útil em ambientes industriais, onde os robôs podem trabalhar lado a lado com humanos de forma segura e eficiente.
  3. Processos de Decisão Automatizados: Em muitas situações, sistemas automatizados baseados em IA são capazes de tomar decisões de forma autônoma.
  4. IA para Análise de Dados: Muito útil na análise de grandes volumes de dados. Algoritmos de IA podem ser usados para identificar padrões, tendências em conjuntos de dados complexos, ajudando as empresas a tomar decisões mais informadas e estratégicas.
  5. Sistemas Autônomos: A IA é essencial para o desenvolvimento de sistemas autônomos, como carros autônomos, drones e sistemas de navegação autônomos. Esses sistemas dependem de algoritmos avançados de IA para perceber o ambiente, tomar decisões e agir de forma autônoma.
  6. Assistência ao Trabalho Humano: Em vez de substituir totalmente os humanos, a automação com IA muitas vezes é projetada para complementar o trabalho humano. Sistemas de IA podem ser usados para ajudar os trabalhadores a realizar suas tarefas de forma mais eficiente, sugerindo soluções e automatizando partes do processo.

Veja mais conteúdo de como a automação e IA são utilizadas em benefícios de empresas.

  Críticas 

Apesar das evoluções tecnológicas que a automação e a inteligência artificial trazem, são alvos de muitas críticas. Muitos criticam a desvalorização da mão de obra humana e uma ruptura da criatividade.

Outra preocupação é a dependência de sistemas de IA, que podem tornar as pessoas mais vulneráveis a falhas e interrupções. Se os sistemas de IA falharem ou forem comprometidos, isso pode ter consequências graves em áreas críticas como saúde, transporte e segurança.

A automação impulsionada pela IA pode levar à substituição de trabalhadores por sistemas automatizados, levando ao desemprego em certos setores. Isso pode resultar em desigualdades econômicas e sociais, principalmente se não forem implementadas políticas de requalificação e redistribuição de empregos.

Existe também o impacto ambiental, pois devido a alta demanda de energia para colocar a IA em funcionamento podem trazer consequências climáticas  e outros problemas ambientais.

Essas são algumas críticas relacionadas ao uso de IA, e são críticas importantes, pois como a sua expansão traz inúmeros benefícios como resolução de problemas e qualidade de vida, também precisam ser analisados todos os pontos negativos que possam surgir e tentar reduzir os danos futuros.

 

 

Complete sua leitura: Review novo óculos Vision Pro Apple

Post Comment