Benefícios da hidratação

 Por que beber água é tão importante?

A ingestão de água é essencial para o ser humano, e corresponde em média de 70% do nosso organismo. O consumo adequado de água é fundamental para manter a saúde e o bem-estar do nosso corpo.

Hidratação: A água é essencial para manter o corpo hidratado. Todas as células, tecidos e órgãos do corpo precisam de água para funcionar adequadamente. A água tem função extremamente importante no nosso sistema respiratório, cardiovascular, digestório entre outros.

O consumo de água regular é importante, sendo esse consumo em medidas adequadas durante o dia. Saiba mais sobre alguns benefícios da hidratação.

Quais os principais efeitos de manter-se hidratado?

vejamos:

Saúde da pele

A hidratação adequada pode melhorar a aparência da pele, unhas e cabelos. Mantém a pele hidratada, jovem e sem manchas. A hidratação ajuda na limpeza das toxinas da pele e para o não aparecimento de espinhas e cravos.

Transporte de nutrientes: A água é vital para o nosso corpo, ela tem fator preponderante para o transportar nutrientes, minerais e oxigênio para as células do corpo.

Função cerebral

O cérebro, assim como nosso corpo, também depende da água para funcionar adequadamente. O consumo adequado pode melhorar na concentração e no desempenho cognitivo.

Prevenção de doenças

A ingestão da água está muito ligada à prevenção de algumas doenças, como problemas renais, infecções em geral, problemas no trato urinário e prisão de ventre.

Desempenho físico

O consumo de água deixa o corpo mais ativo, hidratado e com menores riscos de câimbras. Melhora o sistema respiratório e cardiovascular, fazendo com que haja uma disposição maior para ganho de performance em atividades físicas. Além disso, beber água antes das refeições pode ajudar a reduzir a ingestão calórica e contribuir para o controle de peso.

Melhora no sistema imunológico

 É fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, ajudando na prevenção de doenças.

( imagem ilustrativa/ pexels)

O que acontece se você não beber água suficiente?

A falta do consumo de água adequada acarreta alguns sintomas no corpo, um deles é a letargia. O cansaço sem motivo e falta de concentração são sinais da privação da água no corpo.

Aumento do apetite é outro sintoma da falta de água. No nosso cérebro os sinais enviados para nosso corpo pela falta da água podem ser confundidos com fome. Em geral, pessoas que bebem pouco água tendem a comer mais.

Em casos de maiores privações de tempo, podem escalonar para dores nas juntas, articulações e dores de cabeça.

Outro grande erro é a ingestão de quantidades elevadas de água em apenas um determinado período. Podendo causar problemas muito sérios como distensão do estômago e sobrecarga dos rins.

Cuidado com a contaminação da água. Atualmente com o uso das garrafinhas térmicas, a lavagem e a troca da água é essencial, por conta das proliferações das bactérias podendo levar a intoxicação. A higienização diária com água e sabão é extremamente necessária.

Cuide do seu corpo

É importante notar que as necessidades de água podem variar dependendo de fatores como idade, nível de atividade física, clima e saúde geral.

Entender as necessidades do nosso corpo é fundamental, nos dias atuais com informações acessíveis é de extrema importância o consumo de água adequado. Manter-se hidratado com regularidade é um bem que você faz ao seu corpo, e contribui para longevidade.

Invista em uma garrafa de água com um bom tamanho, e ande com ela para te auxiliar no controle de sua hidratação e consequentemente trará inúmeros benefícios.

A prática de atividade física aliada ao consumo de água e alimentação saúde é um conjunto perfeito para uma boa qualidade de vida.

Complemente sua leitura: Benefícios dos chás/ Benefícios do jejum

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