Quem é Elon Musk?

(imagem: Elon Musk)

Elon Musk, atualmente é uma das personalidades mais comentadas tendo em vista suas declarações polêmicas e ambições, se destacando no cenário empresarial de transporte e tecnologia, além de ser muito bem-sucedido, estando na lista dos 500 bilionários mais ricos do mundo, com patrimônio líquido de 206 bilhões USD.

Sua trajetória

Nascido em Pretória, na África do Sul, Elon Musk sempre mostrou interesse em tecnologia, desde a infância já mostrava indícios, atuando na programação de computadores.

Sua adolescência ficou marcada pela sua paixão pela ficção cientifica. Aos 12 anos de idade programou e desenvolveu um jogo de computador por 500 dólares.

Em sua fase adulta foi casado 3 vezes e possui um total de 10 herdeiros.

Seu primeiro grande negócio foi o Zip 2, uma plataforma online de jornais que foi vendida por 300 milhões de dólares, que mais tarde se tornou o Paypal.

Sua vida profissional tomou proporções maiores devido seu talento nato para empreender, e a partir daí houve diversos negócios que o fizeram ganhar muito dinheiro.

Empresas

Empresário desde jovem, Elon Musk é conhecido como magnata no mundo dos negócios. Possui diversas empresas altamente rentáveis e muito famosas no mundo.

Suas empresas de maior destaque são: SpaceX, Tesla, Hyperloop, Neuralink, Startlink, The Boring Company, SolarCity e, anteriormente, o Paypal.

A empresa Tesla é o empreendimento mais conhecido popularmente, o setor automobilístico cria veículos que utilizam apenas energia limpa para seu funcionamento. Em 2018, surgiu o primeiro carro com valor considerado acessível movido a energia elétrica por sua empresa Tesla.

Atualmente é dono da Plataforma X (Twitter), uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, adquirindo em 2022 por US$ 44 bilhões, além de ser bem assíduo em suas postagens, muitas vezes polêmicas.

Moradia em MARTE

No que depender de Elon Musk, a vida em Marte é altamente viável em um futuro não tão distante. Musk pretende colonizar Marte o Planeta Vermelho, e estabelecer por lá uma cidade autossustentável, que pode servir de lar para um milhão de pessoas, tornando a humanidade multiplanetária.

Provavelmente é o seu plano mais ambicioso, pois visa garantir a sobrevivência da humanidade a longo prazo.

Através da sua empresa SpaceX, tem desenvolvido uma espaçonave reutilizável e superpesada projetada para transportar grandes números de passageiros e carga para Marte. A ideia é tornar os voos espaciais para Marte acessíveis e sustentáveis.

Musk não poupa investimentos financeiros para que seus projetos saiam do papel e se tornem efetivos. Seus planos de colonização estão em crescente e determinou como meta o ano de 2029 para início das viagens espaciais.

Polêmicas

COVID-19: Durante a pandemia, Musk fez comentários polêmicos sobre as restrições, minimizando as consequências dos fatos e criticando o lockdown.

Críticas a plataforma Twitter: antes de adquirir a empresa, Musk foi um crítico ávido em suas postagens sobre liberdade de expressão. Publicando a seguinte frase: “Liberdade de expressão é essencial para o funcionamento da democracia. Você acredita que o Twitter cumpre rigorosamente este princípio?”, perguntou Musk. Ele acreditava que a plataforma não seguia essas diretrizes.

Condições de Trabalho na Tesla:  Houve denúncias sobre casos de assédio sexual, racismo e más condições de trabalho. Em 2021 a Tesla foi condenada a pagar indenização a um funcionário negro por questões de racismo.

Chip no cérebro: sua empresa Neuralink anunciou que estava se preparando para realizar os primeiros testes em seres humanos, Musk já vinha realizando testes em animais. O objetivo do chip é auxiliar pessoas com questões motoras, fazendo com que controlem seus computadores com a mente. Gerando muita polêmica em torno do assunto, devido a um avanço tão invasivo e significativo.

Não podemos negar que Elon Musk é uma figura fascinante e provocadora, e suas ações e declarações muitas vezes dividem opiniões. Enquanto uns o admiram por suas realizações e visão futurista, outros o criticam por seu comportamento e estilo de liderança.

Post Comment