Quem é Warren Buffet?

Iremos conhecer um dos maiores investidores e mais influentes do mundo, com diversos livros lançados através de suas inspirações e uma carreira de sucesso, Warren Buffet é a personalidade mais bem sucedida em âmbito internacional.

Sua história

Warren Buffett é um filantropo norte-americano, ele nasceu em 30 de agosto de 1930, em Omaha, nos EUA. Além de ser considerado um renomado investidor e empresário.

É conhecido como o “Oráculo de Omaha” devido à sua habilidade inquestionável em tomar decisões de investimento bem-sucedidas. Buffett é amplamente reconhecido como um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos.

Possui o cargo de presidente e CEO da Berkshire Hathaway, que é considerada uma das maiores e mais bem-sucedidas empresas de investimento do mundo.

Além de ser o homem de negócios, Warren Buffett é conhecido por seu estilo de vida recatado, até mesmo modesto e por se dedicar a causas filantropas.

Apesar de possuir grande fortuna, ele surpreende muitos por levar uma vida comum: Buffett mora na mesma casa desde 1958, imóvel que ele adquiriu por US$ 31.500. Em uma entrevista de 2009 com a BBC, ele afirmou que só se mudaria se pensasse que seria mais feliz em outro lugar.

Entre os hábitos que chamam atenção, estão o fato de passar maior parte do tempo lendo e o uso de celular somente para ligações.

Firmou ainda o compromisso junto com demais indivíduos mais ricos do mundo de doar a maioria de sua riqueza para causas filantrópicas durante suas vidas ou em seus testamentos. Seus investimentos e doações são de grande valia, pois vem ajudando a transformar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Peculiaridades

Ao pensarmos em um investidor tão renomado temos a ideia de que possui muitos hábitos rigorosos, mas, não Buffet. Vejamos algumas de suas peculiaridades:

  • Comprou sua primeira ação aos 11 anos de idade: comprou seis ações da Cities Service Preferred.
  • Foi rejeitado pela Universidade Harvard: não lhe trouxe prejuízos, pelo contrário, se tornou aluno na Universidade de Columbia, o que foi primordial para seu crescimento pessoal.
  • Mora na mesma casa desde 1958.
  • Sua dieta é controversa: contando com 93 anos de idade, Buffet, tem uma dieta rica em fast food e refrigerantes, principalmente a Coca Cola. Certa vez declarou em uma entrevista: “Eu sou feito por um quarto de Coca Cola”, declarou uma vez Buffett à revista Fortune, “Se eu como 2.700 calorias por dia, um quarto vem da Coca Cola. Eu a bebo todos os dias”.
  • Mudou seu celular da Nokia para Iphone somente em 2020: essa mudança aconteceu pelo fato do próprio CEO da Apple, na época o presentear.

( Casa Warren Buffet até os dias atuais)

Estratégias de Warren Buffet

A estratégia de investimento de Buffett é baseada em princípios de longo prazo, valor intrínseco e compra de ações de empresas que ele considera subvalorizadas.

Segundo ele, não deve haver presunção eu uma ação cresça de forma rápida, o caminho mais seguro é seu crescimento gradual, e isso requer paciência.

Outro critério observado por ele é de que você deve conhecer onde está investindo, você deve entender como a empresa ganha dinheiro, as vantagens e desvantagens que possam surgir.

Mercado em baixa para muitos pode ser algo desinteressante, para Buffet, por outro lado pode ser um bom negócio. Um preço de ação baixa oferece uma vantagem inicial na valorização de longo prazo.

Nadar contra a corrente é outra estratégia utilizada, a máxima creditada por ele é de que investir quando muitos estão querendo vender pode ser uma excelente maneira de aumentar seus lucros. Afinal, a longo prazo a empresa poderá se valorizar e seu dinheiro render de forma exponencial, tudo isso com a pitada de experiência.

Muitos são os ensinamentos e experiências relatadas por ele em sua vida e carreira, Buffett é um ávido leitor e defende que o aprendizado é contínuo. Ele incentiva os investidores a se educarem sobre os mercados financeiros, empresas e economia.

(Fonte: www.cnbc.com)

Seguem alguns livros recomendados por Buffet para crescimento e conhecimento na vida dos negócios e investimentos:

  • O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham
  • Security Analysis de Benjamin Graham e David Dodd
  • Warren Buffet e a Análise de Balanços

 

Veja também: Quem é Donald Trump?

Post Comment